Filtrar


Questões por página:
A capacidade de sobrevivência e multiplicação de micro-organismos em alimentos depende de uma série de fatores que estão relacionados a fatores inerentes ao alimento, que podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos e a fatores inerentes ao ambiente, que podem ser também chamados de parâmetros extrínsecos.
Em relação aos fatores intrínsecos que afetam a multiplicação de micro-organismos em alimentos, assinale a alternativa CORRETA.
As técnicas assépticas durante as análises microbiológicas são técnicas adequadas de inoculação dos micro-organismos em meios de cultura que possibilitem seu rápido crescimento. Durante a sua execução algumas precauções devem ser observadas pelo manipulador a fim de minimizar os riscos de contaminação. Em relação a essas técnicas assépticas, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) O estabelecimento de uma zona de esterilidade é garantido pela regulação do bico de gás. É nessa zona que os tubos ou recipientes com meios de cultura ou material inoculado deverão ser abertos.
( ) As manipulações devem ser feitas, preferencialmente, por trás da chama do bico de gás.
( ) As alças ou agulhas de platina devem ser flambadas somente depois de qualquer transferência.
( ) Descartar pipetas usadas em recipientes contendo soluções detergentes ou desinfetantes, somente quando necessário, já que as vezes as pipetas podem ser lavadas com água destilada.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Uma variedade de micro-organismos com diferentes períodos de incubação e duração de sintomas podem originar doenças alimentares microbianas. Como, por exemplo: As bactérias Salmonella e a Escherichia coli, que são bastante conhecidas pelo público em geral. Levando em consideração ao que se refere ao contexto de doenças alimentares microbianas, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) As intoxicações são compostas por microorganismos que podem se multiplicar no trato intestinal humano, enquanto as infecções produzem toxinas, tanto nos alimentos como durante a passagem pelo trato intestinal.
( ) Enquanto os esporos são mortos por tratamentos térmicos, as células vegetativas (produzidas por Bacillus cereus e Clostridium perfringens, por exemplo) podem sobreviver e germinar em alimentos que não foram conservados de forma adequada após a cocção.
( ) Apesar da crescente conscientização a respeito dos riscos de doenças a partir da contaminação por micro-organismos, essas doenças continuam sendo um problema significativo para saúde pública, tendo em vista que todos são suscetíveis a essas doenças, existindo ainda condições de mais riscos, como em bebês, crianças, grávidas e idosos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A capacidade de sobrevivência ou crescimento dos micro-organismos presentes em um alimento pode ser afetada por vários fatores que se relacionam com as características do próprio alimento e associados ao ambiente.
Segue abaixo os dois tipos de fatores e os seus exemplos, assim, relacione-os CORRETAMENTE.
(1) Fatores intrínsecos.
(2) Fatores extrínsecos.
( ) Atividade de água, pH.
( ) Temperatura, umidade relativa.
( ) Composição gasosa do ambiente.
( ) Composição química, potencial redox.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Os alimentos podem ser contaminados por centenas de espécies e gêneros de micro-organismos, os quais são provenientes de diversas fontes, como: solo, ar, água, utensílios, trato intestinal de animais e do homem.
Dentre os itens abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, em relação ao processo de contaminação alimentar e alterações na qualidade do alimento.
( ) O crescimento microbiano em alimentos pode resultar em alterações químicas, que, por sua vez, podem acarretar alterações sensoriais, caracterizando um processo de deterioração.
( ) A depender do tipo de interação com o alimento, os micro-organismos no geral podem ser classificados em duas categorias: os deterioradores e os patogênicos.
( ) Os alimentos podem ser classificados de acordo com a sua estabilidade em: perecíveis, semi-perecíveis e não perecíveis.
( ) Diversas alterações químicas ocorrem em alguns componentes dos alimentos, como: carboidratos, proteínas e lipídeos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: