Filtrar


Questões por página:

Quando o assunto é informática educativa, podemos tratar de materiais educacionais que permitem a interação do aluno com conteúdos e exercícios disponíveis em meio digital de modo a complementar uma situação de aprendizagem, vinculando, para sua utilização, uma avaliação prévia para verificar se está adequado ao conteúdo pretendido, bem como ao público-alvo.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde à nomenclatura do tipo de material educacional definido:

Nos cursos presenciais da educação profissional tecnológica e mesmo no ensino superior, muitas instituições fazem uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para auxiliar na mediação docente. Nesse momento temos vinculado à educação presencial, ferramentas e potencialidades do ensino a distância. As ferramentas de comunicação, disponibilizadas no referido ambiente virtual podem ser classificadas de duas formas (síncronas e assíncronas Coluna A), e possuem vários exemplos (Coluna B).


Coluna A

I) Síncronas

II) Asssíncronas


Coluna B


( ) e-mail

( ) fórum

( ) chat

( ) lista de discussão

( ) webconferência

( ) blog


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Em relação ao uso de tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem, leias as afirmações a seguir e marque (V) (para as VERDADEIRAS) ou (F) (para as FALSAS).


( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino e aprendizagem.

( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.

( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.

( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Pretto e Bonilla (2022) ressaltaram os desafios encarados pelos professores no uso das tecnologias digitais na educação durante o período da pandemia da Covid-19. Eles indicaram que, embora muitos docentes tenham enfrentado problemas semelhantes àqueles vividos pelas famílias de seus alunos, especialmente no que diz respeito à conectividade, uma problemática mais grave deixou esses profissionais pressionados e, em alguns casos, quase impotentes.
Assinale a problemática a qual Pretto e Bonilla (2022) se referem.
Pretto e Bonilla (2022) apresentaram vários aspectos que demonstram a importância das tecnologias digitais na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente até agosto de 2021.
Considerando as indicações de Pretto e Bonilla (2022) – bem como os apontamentos de outros autores no texto “Tecnologias e educações: um caminho em aberto” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) As políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação brasileira foram fortalecidas e adequadamente direcionadas e financiadas, na educação básica pública, em uma realidade contextualizada à pandemia da Covid-19 no Brasil.
II - ( ) A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, desde março de 2020, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a distância em toda a educação básica e nas universidades, estratégia denominada de ensino remoto emergencial.
III - ( ) Ante a nova realidade, imposta pelo período da pandemia, coube aos professores e às famílias a omissão de responsabilidade pela organização e manutenção de infraestrutura física e tecnológica para a viabilização das aulas remotas, uma vez que essas atividades eram coerentes às práticas das escolas.
IV - ( ) No caso das famílias de baixa renda, dentre as muitas problemáticas postas pela pandemia, destacaram-se a inexistência de espaço e de dispositivos tecnológicos em casa e a ausência de conectividade domiciliar para que as atividades de ensino formal pudessem acontecer.

Assinale a sequência CORRETA.