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As tecnologias digitais de informação e comunicação têm provocado mudanças nos sistemas educacionais, modificando metodologias e recursos e requerendo novos comportamentos de professores e de alunos. Alguns autores classificam essas evolução dos modelos educacionais denominando-os de Educação 1.0,2.0,3.0 e 4.0. Nesse sentido, observe as assertivas a seguir:
I.Na Educação 1.0, o foco é a transmissão do conhecimento por parte do professor.
II.Na Educação 2.0, o livro e o quadro negro deixam de ser elementos importantes para o ensino e a aprendizagem.
III.Na Educação 3.0, novos métodos de ensino são aplicados, mas os estudantes ainda devem atuar de forma passiva, memorizando conteúdos.
IV.Na Educação 4.0, os estudantes devem utilizar intensivamente as tecnologias digitais, aprendendo recursos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
É correto o que se afirma em:
I.Na Educação 1.0, o foco é a transmissão do conhecimento por parte do professor.
II.Na Educação 2.0, o livro e o quadro negro deixam de ser elementos importantes para o ensino e a aprendizagem.
III.Na Educação 3.0, novos métodos de ensino são aplicados, mas os estudantes ainda devem atuar de forma passiva, memorizando conteúdos.
IV.Na Educação 4.0, os estudantes devem utilizar intensivamente as tecnologias digitais, aprendendo recursos como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
É correto o que se afirma em:
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que facilita a criação, a distribuição e o gerenciamento de cursos e materiais educacionais. Esses ambientes permitem a interação entre professores e alunos, oferecendo ferramentas para comunicação, avaliações, atividades colaborativas e acompanhamento do progresso dos estudantes. Desse modo:
I.Os AVAs oferecem um amplo conjunto de recursos para os professores criarem atividades diferenciadas para os seus estudantes.
ll.Os AVAs oferecem recursos de comunicação síncrona (fórum) e assíncrona (chat) entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Ill.Os AVAs foram popularizados na década de 90, sendo que atualmente muitos são baseados no Moodle.
É correto o que se afirma em:
I.Os AVAs oferecem um amplo conjunto de recursos para os professores criarem atividades diferenciadas para os seus estudantes.
ll.Os AVAs oferecem recursos de comunicação síncrona (fórum) e assíncrona (chat) entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Ill.Os AVAs foram popularizados na década de 90, sendo que atualmente muitos são baseados no Moodle.
É correto o que se afirma em:
Atualmente, está disponível como recurso para o ensino e para a aprendizagem um conjunto de plataformas que possibilitam ao professor acompanhar o andamento do progresso dos estudantes, verificando o seu ritmo, monitorando e avaliando os estudantes em tempo real e oferecendo atividades personalizadas de acordo com o seu nível de conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que oferecem o mesmo conteúdo para todos os alunos, essas plataformas utilizam algoritmos e inteligência artificial para criar experiências de aprendizado únicas e personalizadas. Essas plataformas são denominadas:
No processo de ensino e aprendizagem, destacam-se os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) definidos por Tarouco et al. (2014, p.14) como "qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem, termo geralmente aplicado a materiais educacionais projetados e construídos". Em relação às suas características, os objetos digitais de aprendizagem:
I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.
É correto o que se afirma em:
I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.
É correto o que se afirma em:
Por muitos anos, na história da humanidade, a produção de conteúdos foi um ofício solitário de elaboração e reelaboração em ferramentas analógicas simples fortemente baseados na escrita. O surgimento e a evolução das tecnologias digitais têm transformado essa ação em algo cada vez mais colaborativo e conectado. As plataformas digitais proporcionam novas formas de interação, compartilhamento e desenvolvimento de ideias e produções. Considerando esse contexto, podemos destacar os seguintes tipos de plataforma de colaboração e comunicação e suas características:
I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.
Com base nisso, é correto afirmar que:
I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.
Com base nisso, é correto afirmar que: