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Julgue o item que se segue, relativo à aplicação de novas tecnologias de comunicação e informação ao ensino de geografia.


Os sites de busca como o Google e as plataformas digitais de aprendizagem possibilitaram novas formas de aprendizado e pesquisa, em detrimento do livro e de outros materiais impressos.

Julgue o item subsequente, em relação ao ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.


Considere que, em uma aula de ciências, professora e estudantes tenham montado um jogo com tipos de plantas encontradas no bioma a que pertencem, devendo as crianças fazer entrevistas com pessoas da comunidade sobre os usos das plantas e pesquisar na Internet seus nomes científicos. Nessa atividade, a professora estimulou as crianças ao uso de diferentes linguagens e de tecnologia digital para a produção de novos conhecimentos de ciência.

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


A promoção do letramento implica estimular a utilização da escrita de forma maciça no cotidiano escolar, promovendo a criança a um sujeito leitor, capaz de decodificar símbolos fonéticos e, dessa forma, tornar-se letrado.

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


Na atualidade, a função social da escrita é cada vez mais permeada pelos meios digitais, além de ser frequentemente neles efetivada, devendo a prática pedagógica no período de alfabetização considerar, também, o uso de ferramentas e recursos digitais.

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


O uso de tecnologias no âmbito escolar deve estar em consonância com o contexto social, econômico e político em que as escolas estão inseridas, de modo que, em contextos nos quais o uso de recursos digitais no cotidiano é mais explorado, é papel obrigatório da escola apropriar-se desses recursos, buscando uma educação dialógica com o contexto imediato.