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O uso de softwares de geometria dinâmica aumenta significativamente as possibilidades de melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e, com isso, a aprendizagem dos estudantes. Estes softwares são caracterizados por ambientes virtuais interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Desse modo, tais dispositivos tecnológicos facilitam a compreensão de conceitos e propriedades envolvidos. Em função de seu importante papel no ensino da matemática nos últimos anos, foram surgindo numerosos softwares os quais estão disponíveis em ambientes virtuais. Esses softwares apresentam características comuns que permitem:

I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.

II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.

No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que:
Os diálogos em educação física são atravessados hoje pelas intercorrências e informações constantes da internet e dos ambientes cibernéticos que colaboram para a construção e a produção das práticas corporais na atualidade. As linguagens tecnológicas pertencem ao universo juvenil deste século; sendo assim, pensar, produzir, refletir e vivenciar práticas corporais nas aulas de educação física também por meio dos universos digitais (tecnologia, computador, aplicativos, internet etc) é uma nova forma de ser e estar no mundo da cultura corporal de movimentos.
(FARIA,2020. Adaptado.)

O uso do computador nas escolas, em especial nas aulas de educação física, pode assumir dois diferentes papéis diante das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias:

1. Instrucionista: processo em que o professor utiliza o computador como máquina de ensinar, ou seja, o docente apenas informatiza os métodos tradicionais de ensino. As informações são inseridas num computador e ao aluno cabe a execução das informações.

2. Construcionista: proposta em que o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. Nesta abordagem, o discente constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um quadro, programa no computador, jogo etc.

São características pedagógicas da abordagem instrucionista e da abordagem construcionista aplicadas ao contexto da educação física nas escolas, respectivamente:
O impacto do avanço tecnológico, entendido como processo social, sobre processos e instituições sociais (educação, comunicação, trabalho, lazer, relações pessoais e familiares, cultura, imaginário, identidades etc.) tem sido muito forte, embora percebido de modos diversos e estudado a partir de diferentes abordagens. A penetração dessas “máquinas inteligentes” em todas as esferas da vida social é incontestável. [...] São imensos os desafios que essas constatações colocam para o campo da educação, tanto do ponto de vista da intervenção, isto é, da definição e implementação das políticas públicas, quanto do ponto de vista da reflexão, ou seja, da construção de conhecimento apropriado à utilização adequada daquelas máquinas com fins educativos.

(Belloni,2009, p.7-8.)

Considerando que a mídia-educação é um campo relativamente novo, com dificuldades para se consolidar, embora cada vez mais se veja a necessidade de aprimoramento no viés da educação, as variadas mídias, tanto no ensino da história quanto nos demais campos educacionais:
Leia as frases abaixo:
I. O homem já nasce com a capacidade de exteriorizar seu pensamento que é gerado no seu psiquismo.
II. Ao usar a língua, o indivíduo realiza ações, age, atua sobre o interlocutor.
III. A língua é um sistema estável: léxico, gramática e fonética.
IV. A língua tem aspecto imóvel e cada enunciação é única e não reiterável.
V. Cada enunciação possui elementos idênticos aos de outras enunciações no seio de um determinado grupo de leitores.

Sobre as frases, analise as afirmativas abaixo:

1. Todas as frases trazem teorias sobre uma forma de conceber a linguagem.
2. A frase II é consequência do que é dito em III, ou seja, se III fosse errada, II não seria possível.
3. As frases III e IV abordam o mesmo ponto de vista a respeito da concepção de linguagem.
4. As frases não têm ligação entre elas, cada uma apresenta uma forma diferente de conceber a linguagem.
5. A frase V traz a língua como um instrumento de comunicação. Assim, existem regras que devem ser perseguidas pelo falante-ouvinte para que se estabeleça a comunicação. Essas regras serão resgatadas pela gramática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema “Uso das mídias e tecnologias para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil”.
1. O uso das tecnologias midiáticas contribui apropriadamente para o aprendizado de Língua Inglesa da criança, formando-as desde cedo para o mundo, que está em constante transformação.
2. Para contribuir no processo de aprendizagem da criança, é preciso saber como usar os recursos tecnológicos para que ela aprenda a utilizá-los a seu favor, aprendendo desde pequena a selecionar aquilo que de fato irá contribuir na busca e na construção de seu próprio conhecimento.
3. O professor deve procurar estar sempre atualizado com as novas tecnologias midiáticas disponíveis para o ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.