Filtrar


Questões por página:
É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Os resultados deste modelo de avaliação servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
O trecho acima descreve a avaliação:

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


O objetivo do desafio que se enfrenta, quanto a uma perspectiva _____ da avaliação, é, prioritariamente, a tomada de consciência coletiva dos educadores sobre a sua prática, _____ princípios coercitivos e direcionando a ação avaliativa para o caminho das relações dinâmicas e _____ em educação.

Analise os itens abaixo, sobre a avaliação formativa:
I - A avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno; II - Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido; III - O foco principal da avaliação formativa é a obtenção de notas e somatórias.
Dos itens acima:

A professora de ensino fundamental, anos iniciais, ao avaliar a redação dos alunos, analisa os erros, dialoga com eles, trocando ideias, de forma a perceber como foi pensada a escrita, a fim de organizar novas atividades desafiadoras, para superação das dificuldades. Dessa forma, apoia seus alunos em um movimento de superação do saber transmitido para uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados.


Essa forma de avaliar é característica do que Hoffman (in Ideias n° 22) denomina como avaliação

Alzira, supervisora de ensino, no munícipio de Barretos, foi convidada pela diretora de uma das escolas que supervisiona a participar do planejamento e da realização de uma sessão de estudos com os professores sobre a verificação do rendimento escolar no Ensino Fundamental e Médio. Fizeram um levantamento prévio das dúvidas e das opiniões dos professores sobre o tema e selecionaram, como textos de apoio, o Parecer CNE/CEB nº 07/2010 e o capítulo 2 do texto de Hoffmann (2001), com o objetivo de enfatizar a avaliação contínua e cumulativa do desempenho dos estudantes, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Após as leituras, debates e argumentações, o grupo compreendeu que, nos caminhos da aprendizagem, não há paradas ou retrocessos; todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos. Puderam, assim, concluir que trabalhar a avaliação na diversidade dos alunos exige perceber e acompanhar a construção de conhecimento em sua própria diversidade, o que se atinge reconhecendo-se que