Filtrar


Questões por página:

A respeito das concepções de avaliação, julgue o item subsequente.


A avaliação cujos resultados são utilizados para nivelar um grupo de estudantes de acordo com suas notas é denominada diagnóstica.

A avaliação na educação infantil deve respeitar o desenvolvimento único de cada criança, promovendo práticas pedagógicas reflexivas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação classificatória e seletiva é ideal para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na educação infantil.
II. Observar e registrar as ações das crianças são as únicas etapas necessárias para uma avaliação mediadora eficaz.
III. A avaliação mediadora deve incluir observação, reflexão crítica e ações pedagógicas que atendam às necessidades específicas de cada criança.

Está correto o que se afirma em:
A avaliação na educação infantil deve ser entendida como um elemento essencial do currículo, integrando-se aos processos pedagógicos. Assinale a alternativa correta sobre os fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil.

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.

A avaliação somativa é aquela realizada ao longo do processo educativo, com o objetivo de reorientá-lo.

A avaliação escolar é um processo contínuo e acumulativo, essencial para a análise do conhecimento individual dos alunos e da escola como um todo. Existem três tipos principais de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa, cada uma com finalidades específicas que contribuem para a melhoria do sistema de ensino. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)A avaliação diagnóstica deve ser realizada apenas no início do ano letivo.
2.(_)A avaliação formativa pode ser feita de maneira informal durante as aulas.
3.(_)A avaliação somativa visa oferecer um parecer sobre as habilidades desenvolvidas ao final de um processo de aprendizagem.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: