Filtrar


Questões por página:
As membranas celulares são cruciais para a vida da célula, pois definem seus limites e mantêm as diferenças essenciais entre o citoplasma e o ambiente extracelular. Sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir. I – A bicamada lipídica fornece a estrutura fluida básica da membrana e serve como uma barreira relativamente impermeável à passagem da maioria das moléculas apolares, como o etanol e o glucose. II – As moléculas lipídicas do tipo glicolipídeos têm a mais extrema assimetria em sua distribuição membranar, ou seja, essas moléculas são encontradas na monocamada voltada para o meio extracelular. III – Os lipídeos da membrana apresentam a propriedade fisioquímica de hidrofobia e constituem o principal componente da membrana celular, representando cerca de 90% do total da maioria das membranas celulares animais. IV – Enquanto a bicamada lipídica determina a estrutura básica das membranas biológicas, as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana, servindo como enzimas, transportadores, receptores da sinalização celular e canais iônicos. V – A forma da membrana plasmática deve-se a uma rede de filamentos de actina que estão ligados a ela de várias maneiras, formando o córtex, o que permite que a célula desempenhe muitas funções essenciais tais a endocitose e a formação de estruturas de mobilidade. Estão corretos os itens

A figura a seguir mostra, de forma esquemática, as células de um tecido encontrado no corpo humano. No polo apical das células evidenciam-se diferenciações associadas à função exercida por esse tecido.


Imagem associada para resolução da questão


O tecido em questão pode ser encontrado

Na década de 1950, o bioquímico austríaco Erwin Chargaff examinou a composição das bases do DNA de diversos organismos. Seu trabalho contribuiu para modificar a concepção, vigente à época, de que o DNA não é um polímero “chato e repetitivo”, mas sim uma molécula cuja composição permite carregar uma imensa quantidade de informações.

Com relação a composição e estrutura da molécula de DNA, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A quantidade de bases púricas e pirimídicas que compõem o genoma varia de uma espécie para outra.

( ) Uma base púrica sempre pareia outra base púrica e, consequentemente, no DNA de uma espécie o percentual de bases púricas é igual ao de pirimídicas.

( ) A molécula de DNA pode ser desnaturada pelo calor e a temperatura necessária para tal é tanto maior, quanto maior for a proporção de pares de bases A-T da molécula.


As afirmativas são, respectivamente,

No citoplasma das células eucarióticas, as organelas agem de forma integrada, havendo um constante fluxo de moléculas entre elas.
Exemplo desse fluxo pode ser observado durante a produção de melanina no interior dos melanócitos (células da pele). Nessas células, mais especificamente no interior de vesículas chamadas melanossomos, a enzima tirosinase atua na transformação da tirosina – um aminoácido essencial – em melanina.
Observe o esquema que representa um melanócito e algumas de suas organelas.

Imagem associada para resolução da questão


(Junqueira, L.C & Carneiro, J. Histologia básica, 2013. Adaptado.)
Considerando a figura, o caminho percorrido pelas moléculas da enzima tirosinase, desde sua produção até sua entrada nos melanossomos, segue a sequência
Nos organismos eucariotas sexuados, são encontrados dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
Com relação a esses tipos de divisão, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A meiose dá origem a células haploides.
( ) As fases da mitose, na ordem em que ocorrem, são: prófase, anáfase, metáfase e telófase.
( ) A permutação ou crossing-over é um fenômeno exclusivo da meiose.
As afirmativas são, respectivamente,