Filtrar


Questões por página:
Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados. ( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa. ( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam. ( )Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado. A sequência está correta em
Maslow apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação dos funcionários dentro de uma organização, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. A alternativa que ordena tais necessidades, das mais primitivas para as mais refinadas é:
A teoria motivacional de Maslow está baseada na hierarquia de necessidades. Dentre essas necessidades, aquela que está relacionada com a sobrevivência do indivíduo é a de:
O assunto é motivação para aprendizagem. Há dois tipos de motivação que tem sido amplamente incorporados nos estudos da motivação nas relações de ensino e aprendizagem: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre a motivação e sua explicação.
São consideradas necessidades na pirâmide de Maslow: