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“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen,1990.)

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier,1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

A associação de pessoas para trabalhar juntas em prol de um ou mais objetivos é chamada de

Conforme José Carlos Zanelli, os administradores e os dirigentes organizacionais buscam funcionários motivados com o seu trabalho, com a sua equipe e acima de tudo com a organização a que pertencem. A ideia é que funcionários motivados apresentem bons desempenhos e garantam ganhos de produtividade. Diversos aspectos inter-relacionados envolvem o conceito de motivação organizacional, o que repercute na construção de diversas teorias desse processo psicológico. Com relação as teorias da motivação explicadas a partir das necessidades humanas, analise as assertivas abaixo:


I - A Teoria das necessidades de Maslow (1943) se baseia na premissa de que as necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia, cuja motivação da conduta humana obedeceria a um sentido progressivo, que deixa implícito que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal. Para que esse desenvolvimento possa ter livre curso ascendente, é preciso que as necessidades inferiores (necessidades fisiológicas e de segurança) sejam em parte satisfeitas e as necessidades superiores (necessidades sociais, de estima e as de autorealização) apresentem-se como motivadoras da conduta humana.

II - A Teoria das necessidades de McClelland (1953) embora, como Maslow, trate as necessidades como de origem biológica, não as considera pela perspectiva da hierarquia. Afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização; que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidades nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidas.

III - A prática gerencial apoiada na Teoria X de McGregor (1960) baseou-se nos estudos da motivação desenvolvidos por Maslow, que ressaltam o quanto a motivação seria decorrente da emergência de necessidades humanas dispostas hierarquicamente.

IV - A Teoria das necessidades de Alderfer (1969) redefiniu as cinco necessidades hierarquizada de Maslow em três grupos: Existência, Relacionamento e Crescimento; e, afirmou que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo.


Estão CORRETAS as assertivas:

Quando o assunto é motivação, há os seguintes modelos teóricos e suas ênfases:
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal e do absenteísmo, julgue o item subsequente.
Funcionários insatisfeitos tendem a faltar ao trabalho com maior frequência. Para reduzir esse problema, a empresa pode permitir o cumprimento da carga horária de forma mais flexível, para que as necessidades pessoais do trabalhador não sejam prejudicadas.