Filtrar


Questões por página:
Sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil, é correto afirmar que
Complete o enunciado a seguir com uma das alternativas disponibilizadas.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergindo na metade dos anos 1960 e prolongando-se por uma década, foi na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. Representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente. Ele marcou a adoção de um outro projeto societário, o que vai acarretar numa revisão do fazer profissional, da formação e _____________________.
Complete o enunciado a seguir com uma das alternativas disponibilizadas.
O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho e trabalha com as suas variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social, etc. Para Iamamoto (2005) decifrar as novas mediações por meio das quais se expressa a questão social, hoje, é de fundamental importância para que se possa apreender as várias expressões que assumem na atualidade, as desigualdades sociais, sua produção e reprodução ampliada, bem como ___________________________.
Visualizar Questão Comentada
Complete o enunciado a seguir com uma das alternativas disponibilizadas.
Bravo (2009) explica que o Movimento de Reconceituação foi um movimento impulsionado pelos acontecimentos econômico sociais, políticos e culturais da época que tiveram repercussão na profissão, principalmente na América Latina, a partir de 1965. Nesse mesmo ano, foi criada uma importante entidade com a finalidade de estimular e coordenar o debate da região, a partir de uma organização político profissional a ser desenvolvida em cada país, em articulação com a sociedade civil. Essa entidade que se destacou na articulação latino-americana foi __________________________.
O Serviço Social no Brasil passou por transformações significativas ao longo de sua trajetória. Nos anos 1930, surge com uma visão conservadora, alinhada ao pensamento da Igreja Católica. Contudo, nas décadas de 1960 e 1970, ocorre uma mudança importante com a incorporação de influências do materialismo histórico e dialético, levando a uma abordagem crítica da realidade social. Um dos principais marcos dessa renovação crítica no Serviço Social brasileiro foi: