Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As principais vertentes de análise para o serviço social brasileiro durante o período de Reconceituação podem ser descritas como modernizadora, fenomenológica, marxista e inspiradora.
É preciso situar o movimento de reconceituação, não como um projeto isolado e vanguardista, mas como um processo vivo e contraditório de mudanças no interior do serviço social tradicional latinoamericano. A ruptura com o serviço social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora.
Com base na leitura do enunciado acima, é correto afirmar que
No campo das correntes teórico-metodológicas o Serviço Social brasileiro nas últimas décadas vem passando por um dinâmico processo de aprofundamento. Correntes de pensamento das ciências socais vem sendo experimentadas e debatidas. Sobre esse processo ocorrido na profissão desde o Movimento de Reconceituação afirma-se que: I. Na reconceituação brasileira, em função de estarmos em pleno regime de exceção ditatorial, a corrente teórica predominante foi a sistêmica e seu autor mais importante foi Vicente Faleiros. II. A corrente fenomenológica, cujo expoente maior no Brasil foi Ana Augusta de Almeida, ficou conhecida nos arraiais profissionais por implantar a experiência no campo da intervenção profissional chamada de metodologia da articulação, na qual se articulavam forças para enfrentar a dominação. III. Intenção de ruptura foi a forma de denominação do autor José Paulo Netto à influência do marxismo vulgar no Serviço Social durante a Reconceituação. IV. A influência do marxismo no Serviço Social aumentou nas últimas décadas. Mais recentemente o recurso aos textos do próprio Marx e a autores como Gramsci e Lukács deram mais densidade e sustentação à formação profissional e à pesquisa.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

O pensamento de origem marxista permeava o universo profissional dos assistentes sociais antes do movimento de reconceitualização do serviço social.

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

A reconceitualização do serviço social decorreu do processo internacional de erosão do serviço social tradicional.