Filtrar


Questões por página:
Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Educação Escolar Quilombola, compreende as escolas dos quilombos e as escolas que atendem estudantes oriundos das comunidades quilombolas, que é o caso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis atualmente. De acordo com o documento para uma melhor compreensão da importância da Educação Escolar Quilombola, é necessário que se conheça o conceito que envolve quais expressões?
Leia os comentários abaixo quanto ao disposto na Proposta Curricular da Prefeitura de Florianópolis para a Educação:
I- Na modalidade EJA, o aluno pode fazer a matrícula a qualquer tempo, conforme seu interesse e necessidade, assim como solicitar a sua certificação, onde será submetido à avaliação do conjunto de educadores do núcleo, com a emissão do parecer final;
II- Um dos princípios educativos da EJA, na Rede de Florianópolis, é a leitura, seu ensino e vivência, por conta de muitos alunos apresentarem níveis rudimentares de alfabetismo e de a escola ser o ponto chave para o letramento; a leitura se sobrepõe aos de escrita no cotidiano de todos;
III-Um ponto importante é a incorporação da temática indígena nas ações da Educação para as Relações étnico-raciais na rede, já que o mapeamento indica Florianópolis e arredores como terras indígenas no passado e com tribos presentes em seu território, faz com que o conteúdo seja irrelevante na educação e no atendimento das especificidades;
IV-Quanto aos Quilombolas, a educação se pauta na oralidade, ancestralidade, na memória, na coletividade, no trabalho e na corporeidade, exigindo, assim, diálogos com a população local, evidenciando a polissemia da língua e levando a uma visão estereotipada do grupo social.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Quanto à modalidade de ensino de jovens e adultos, a EJA, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é correto afirmar:
O Estudo das Relações étnico-raciais justifica-se no currículo escolar por fazerem parte da história, da origem, da cultura de um país que possui uma enorme diversidade étnico-racial, linguística, social, econômica, e, sendo assim, é preciso inserir o aluno nesse quesito, formando-o integralmente, sem preconceito, conhecedor de sua história e de suas origens. Logo, quanto ao tema, conforme a proposta curricular da rede municipal de ensino de Florianópolis, a alternativa correta é:

Eletrônicos: cuidado com o uso em excesso


Quem nunca ouviu a seguinte exclamação: “Parece que as crianças de hoje nasceram sabendo manusear o celular e o tablet!”. Pois é... e parece mesmo. Os pequenos têm tanta facilidade para utilizar os equipamentos eletrônicos, que parece ser algo inerente a eles, ou seja, já nasceram com essa capacidade. No entanto, se pararmos para refletir, perceberemos que as crianças têm cada vez mais acesso a tais componentes [...]


[...] Bom, na verdade, quem precisa colocar limite são os adultos. É preciso verificar o que os pequenos estão acessando, monitorar a quantidade de tempo que eles ficam expostos ao mundo virtual, sempre explicar a importância dos relacionamentos pessoais, das amizades no “mundo real”, das brincadeiras de “antigamente”, como brincar [...] de esconde-esconde, pular corda, etc. Tudo isso é de extrema importância para fortalecer os vínculos interpessoais, para o desenvolvimento psíquico, emocional e físico dos pequenos. É óbvio que as atividades realizadas nos equipamentos eletrônicos não devem ser encaradas como vilãs. Nada disso. Elas devem ser um complemento às demais tarefas e afazeres do cotidiano das crianças. Como sempre, a palavra de ordem é: equilíbrio!

O IMPARCIAL. Eletrônicos: cuidado com o uso em excesso.2022.

De acordo com o texto, cujo assunto é o uso da tecnologia, da educomunicação e das mídias no processo educacional e na formação do indivíduo, correlacionando com a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, marque a alternativa correta.