Filtrar


Questões por página:

No que se refere às competências específicas da área de Linguagens para o Ensino Fundamental e àquelas referentes ao componente curricular Língua Portuguesa, está expresso na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça vigente, que é possível identificar algumas palavras-chave que norteiam e perpassam a articulação entre competências e habilidades no horizonte das práticas de linguagem:


São as palavras-chave presentes na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça:


1. Interação.

2. Mediação.

3. Equilibração.

4. Linguagem.

5. Assimiliação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O documento da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça destaca que em um percurso educativo, na perspectiva Histórico-Cultural – sem se apartar das exigências da contemporaneidade –, visa-se à educação integral dos sujeitos em formação. Nesta direção, a educação integral é compreendida como um processo educacional que concebe o ser humano nas seguintes dimensões:

1. Cognitiva. 2. Física. 3. Social. 4. Psicológica.5. Ética e estética.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Questão Anulada
De acordo com o texto do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), o que estruturam a ação pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Chapecó e são considerados parte integrante da práxis educativa?
Questão Anulada
Costa no Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) que na Educação Infantil se busca a construção de uma práxis pedagógica que atenda às especificidades dos bebês e das crianças pequenas a partir:
De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019) – O aluno do ensino fundamental I:

É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.

Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:

1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.