Filtrar


Questões por página:
O Plano Municipal de Educação (PME) de Xaxim (Lei Ordinária no 4087/2015 de 23/06/2015) tem vigência de:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a Lei Ordinária nº 4087/2015 de 23/06/2015.
( ) Educar para cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas, é despertar para as consciências dos direitos e deveres, é lutar por justiça e não servir a interesses seculares.
( ) A educação que é oferecida para a massa é muito mais uma educação para o consumo do que para a autonomia.
( ) A educação para cidadania deve preparar o educando para ser um cidadão consciente do seu papel enquanto agente transformador da sociedade. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população.
( ) A formação política que tem no universo escolar um espaço privilegiado deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Dessa forma, a educação é vista não como instrucional, mas de vivência, de reflexão de conhecimento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

O princípio da integralidade da proposta curricular refere-se a uma perspectiva ampliada de tempo, espaço e oportunidades, atingindo todas as dimensões do sujeito em formação, isto é, seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Em relação à construção do currículo, as teorias críticas apresentam elementos referentes às relações sociais, aos processos de reprodução cultural e às ações de emancipação, enquanto as teorias pós-críticas incorporam elementos relacionados às diferenças, à alteridade, à subjetividade, à representação e ao multiculturalismo. Ambas as correntes teóricas são percebidas no texto em questão.
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Oportunizar o direito às aprendizagens exige, do ponto de vista da pedagogia histórico-critica, uma prática pedagógica dialética, ou seja, examinadora das contradições, que vincula o caráter crítico de articulação das condicionantes sociais à dimensão histórica em que estas são produzidas.