Filtrar


Questões por página:
No que se refere às competências dos médicos que prestam assistência médica ao trabalhador, independentemente de especialidade ou local em que atuem, julgue os itens de 117 a 120.

Compete ao médico assistir o trabalhador, elaborar seu prontuário médico e fazer todos os encaminhamentos devidos, incluindo aqueles necessários à gestão e definidos pela empresa no tocante ao perfil nosológico laboral ante aos controles administrativos de absenteísmos, definidos pela empresa.
Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.

Nos casos de audiogramas sugestivos de desencadeamento e de agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, deve o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ou o encarregado emitir a comunicação de acidente do trabalho (CAT).
Julgue os itens de 81 a 91, considerando a legislação pertinente a saúde e segurança do trabalho, conhecimentos gerais de higiene do trabalho e epidemiologia.

No âmbito da Norma Regulamentadora de Transporte Rodoviário Urbano, o médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve estabelecer planejamento e procedimentos voltados especificamente a obesidade, sedentarismo, diabetes, dorsopatia, pois estes são elementos-chave à casuística típica dessa atividade econômica.
Empresa que presta serviços em estaleiros contrata médico do trabalho para coordenar o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional. Os trabalhadores realizam atividades de jateamento de superfícies metálicas com granalha de cobre, pintura com pulverizador, soldagem e isolamento com fibras de vidro. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE - (NR-4, Quadro I), as atividades desta empresa se enquadram no grau de risco:
De acordo com a Norma Regulamentadora 7, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter, dentre outras informações:

I. Os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST.

II. O nome completo do trabalhador, o número de registro de sua entidade, e sua função, a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.

III. O nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM.

IV. A data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

V. A definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.

Está correto o que se afirma em