Filtrar


Questões por página:
A Portaria SES nº 799/2023 orienta sobre a higienização dos panos de limpeza. Analise o texto abaixo:

Os panos de limpeza utilizados em superfícies que entram em contato com alimentos devem ser limpos e trocados frequentemente, através de esfregação com solução de detergente neutro (1ª parte). Posteriormente, devem ser desinfetados através de fervura em água por 15 minutos e enxágue, ou com uso de solução clorada ou outro desinfetante próprio para esse fim, de acordo com as indicações do fabricante (2ª parte). A higienização deve ser feita em local próprio, em recipientes exclusivos para essa atividade, e separadamente de outros panos, e a secagem, em local que não propicie a sua contaminação (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) faz parte de uma política de segurança alimentar na área de alimentação escolar. O PNAE atende quais alunos da rede de educação?

I. Alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos. II. Indígenas, quilombolas e aqueles matriculados no atendimento educacional especializado. III. Matriculados na Educação Básica apenas das redes estadual e municipal. IV. Alunos da rede pública federal não estão incluídos no PNAE por possuírem verba específica do Ministério da Educação.

Quais estão corretas?

A população alvo de uma intervenção educativa é constituída por diferentes grupos. Com a finalidade de elaborar programas de educação nutricional e adaptar os objetivos a cada grupo, é necessário conhecer as diferenças existentes entre eles. Na comunicação, existem grupos objetivo primário, secundário e terciário.


Sobre os grupos primário, secundário e terciário, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a educação alimentar e nutricional (EAN) no contexto do PNAE, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a alimentação escolar para crianças menores de dois anos no contexto do PNAE, analise as afirmativas.


I. As refeições devem ser preparadas com base em alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, carnes, legumes, verduras e frutas. Os ultraprocessados, como biscoitos, achocolatados, refrigerantes, outras bebidas adoçadas, salgadinhos, guloseimas entre outros alimentos, não devem estar presentes no cardápio.
II. Para a criança com idade entre 6 meses e 2 anos, somente alguns alimentos processados podem fazer parte da alimentação, em pequenas quantidades e, eventualmente, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados, como pães feitos com farinha de trigo refinada ou integral, leveduras, água e sal, e queijos.
III. As cozinhas presentes em creches incluem-se na definição de serviço de alimentação, entretanto nem sempre apresentam estrutura mínima recomendada para recepção e armazenamento do leite materno, motivo pelo qual as creches não devem se responsabilizar por receber, armazenar e distribuir o leite materno às crianças que ainda são amamentadas.
IV. No Brasil, é obrigatório que todas as escolas de educação infantil ou entidades equivalentes para crianças de zero a dois anos possuam uma sala de apoio à amamentação.


Estão corretas as afirmativas