Filtrar


Questões por página:
Sobre a influência da Educação Infantil e a capacidade de poder influenciar na fase adulta, analise os itens a seguir:


I. É nesta fase que começa a construção das quatro áreas do desenvolvimento de uma criança – a física, a cognitiva, a emocional e a social – que são os esteios da formação do caráter, da identidade, do desenvolvimento físico e psicológico.


II. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança. Alguns pais não dão o devido valor que esse momento merece e, muitas vezes por falta de conhecimento, acabam negligenciando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta.


III. É nessa etapa que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.


IV. A Educação Infantil, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal e o seu correto aproveitamento, permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.


Estão CORRETOS:

Ensinar hábitos saudáveis para as crianças também faz parte do trabalho escolar, pois estes são adquiridos no cotidiano e, em grande parte do dia, é lá que elas se encontram. Entre as atividades possíveis de serem realizadas na escola.

Qual das citadas abaixo NÃO caracteriza uma destas práticas?

O ambiente escolar representa muito mais do que um espaço físico que abriga e educa crianças, é preciso ter estrutura física, objetos e até mesmo uma decoração condizente com as atividades ali desenvolvidas. Por que isso é importante?

Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Descobriu que a forma mais característica da fala infantil é um monólogo, a fala consigo mesma. Essa forma de fala se mantém nas crianças até mesmo em grupo, onde adquire traços específicos, algo cômico. 2. O processo que prepara e possibilita um determinado processo de aprendizagem, ocasionando um avanço no desenvolvimento escolar é o processo de maturação. 3. A criança passa por diferentes fases na infância: oral, anal, fálica e latência. 4. Não há interação sem língua e, sem interação, não há nenhum tipo de relação social, pois todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a qual se efetua por meio de enunciados que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana por meio da oralidade, da escrita, de forma concreta e de maneira única. 5. A concepção bancária de educação como instrumento da opressão, pretende-se mostrar as formas mais comuns de se conduzir e manter inertes uma sociedade.
( ) Bakhtin. ( ) Vygotsky. ( ) Piaget. ( ) Freud. ( ) Paulo Freire.
Visualizar Questão Comentada
No que diz respeito ao relacionamento professor e aluno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Salas de aula com brigas constantes, alunos desafiando a autoridade do professor a todo momento e intimidação definitivamente favorecem a convivência adequada entre professores e alunos. ( ) É importante que o professor aja como um verdadeiro gestor de conflitos, a fim de estabelecer, da melhor forma possível um equilíbrio entre algumas das personalidades presentes na sala de aula. ( ) Para contornar esses desafios de convivência, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre alunos e professores. ( ) Os professores devem estar dispostos a ouvir os alunos e reconhecer seus interesses e habilidades individuais, no entanto a palavra final deve ser sempre a do mestre, que tem mais conhecimentos e formação do que os alunos. ( ) É fundamental ter uma boa convivência com os alunos, em vez de alimentar relações conflituosas e de tensão, é uma ótima forma de garantir um ambiente saudável, muito mais propício ao aprendizado. ( ) Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais.