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No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS,2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao:
A hora do banho na educação infantil, especialmente em instituições de tempo integral, sempre apresenta desafios. Contudo, é possível transformar esse momento em algo prazeroso e lúdico para as crianças. Ao considerar o banho, geralmente o associamos à dimensão do cuidado, no entanto, pode ser um momento importante para educar, pois:
Nas creches, pré-escolas ou escolas que atendem turmas de Educação Infantil, os cuidados com a alimentação são essenciais. É crucial considerar a individualidade de cada criança, levando em conta sua idade, preferências alimentares, necessidades nutricionais e quantidade. Além disso, para garantir que o momento das refeições seja agradável para as crianças, é importante planejar e pensar em alguns cuidados básicos, tais como:
Ter noções de primeiros socorros para saber lidar com situações de acidentes, graves ou não, é importante quando se trabalha com crianças. Em caso de fraturas, entorses ou luxações NÃO devemos:
Educar e cuidar podem ter significados diferentes quando se analisa cada palavra isoladamente, mas em se tratando do ambiente educacional seus conceitos se estreitam diante da necessidade de proporcionar à criança um ambiente capaz de ampliar seus conhecimentos, valorizando e respeitando sua criatividade e a maneira de se expressar. Neste contexto podemos afirmar que: