Filtrar


Questões por página:
“A saúde das crianças nas creches é uma preocupação dos pais e professores. Por mais que seja praticamente impossível ficar 100% imune a bactérias e vírus, é importante evitar que as chances de contaminação aumentem”. Aline Czezacki, para o Blog da Saúde www.blog.saude.gov.br Nesta publicação de 30 de setembro de 2016 são descritas algumas orientações para a manutenção da saúde de crianças em ambientes educacionais. Apesar de não serem regras com efeito de lei, tais orientações devem ser levadas em consideração na prática diária. Podemos afirmar que NÃO consta entre estas regras:
Ao conceituarmos puericultura no contexto educacional podemos dizer que:
Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças:

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que

mostrar texto associado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir quanto à educação física de concepção crítica.

Está no horizonte do professor de educação física a mobilização de conceitos que reforcem no estudante uma compreensão dos aspectos em torno das práticas corporais que se articulam à promoção da saúde.