Filtrar


Questões por página:
“A marca da Europa moderna foi, sem dúvida, a instabilidade expressa na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. Foi no cerne dessas dramáticas turbulências que nasceu a Sociologia enquanto um modo de interpretação chamado a explicar o “caos” até certo ponto assustador em que a sociedade parecia haver-se tornado”.
(QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos. Belo Horizonte, Ed. UFMG,2002, p.9).
Sobre as crises mencionadas acima, as autoras fazem referência à(ao)
O positivismo foi uma corrente filosófica que exerceu influência significativa em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Com base nesse contexto, analise as alternativas a seguir: Qual foi o influente pensador positivista que teve um papel fundamental na Primeira República brasileira e defendeu a adoção do lema "Ordem e Progresso" na bandeira nacional?
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.

Do ponto de vista da sociologia do conhecimento, existe uma interdependência entre paradigmas teóricos e os respectivos contextos históricos em que amadureceram. Deste modo, a “descoberta da sociedade” foi realizada pelos sociólogos na Europa Ocidental (no decorrer do século XIX) e nos Estados Unidos (entre o século XIX e XX), coincidindo com a identificação de novas práticas e novas relações sociais próprias da sociedade moderna, o que possibilitou a “invenção” da categoria “relações sociais”.

Adaptado de IORIO, G. “La nascita della sociologia e la relazione sociale”. In Nuova Umanità XXVII,162, p.831-49.


Com base no texto, a respeito do contexto de surgimento da sociologia, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A sociologia tematiza inicialmente os problemas da questão social: as condições de vida e trabalho das classes populares, a criminalidade e a miséria, como na tradição da social survey inglesa.

( ) A sociologia se consolida como conhecimento científico em uma época pós-revolucionária: na França, é introduzida por Comte e Saint-Simon e, na Inglaterra, pelos estudos de Spencer.

( ) A sociologia se constitui como domínio autônomo de conhecimento, ao criticar a economia política e os princípios do laissez-faire: os estudos de Weber e Durkheim, por exemplo, evidenciam a importância da comunidade estabelecida sobre normas e valores compartilhados.


A sequência correta, de cima para baixo, é