Filtrar


Questões por página:

Considere o seguinte excerto:

O estudo objetivo e sistemático da sociedade e dos comportamentos humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII. Um desenvolvimento-chave foi o uso da ciência para compreender o mundo – a ascensão de uma abordagem científica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão. Uma após a outra, as explicações tradicionais e baseadas na religião foram suplantadas por tentativas de conhecimento racionais e críticas. [...] O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. [...] A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma compreensão tanto do mundo social como do natural. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed,2005. p.27-28.)


Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência?

Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.


Uma das características do Positivismo é:

É indiscutível que o conhecimento científico estimula a atitude crítica e, por isso mesmo, em boa medida, contribui para o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas. Sobre esse posicionamento que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.

O ensino da Sociologia no nível médio deve estar centrado nas dimensões que definem a perspectiva da análise sociológica frente aos fenômenos sociais e históricos, tendo como suporte a apresentação das doutrinas ou teorias gerais que marcam o campo disciplinar da Sociologia. Com base na proposta curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro aspecto assenta-se na proposição do necessário distanciamento cognitivo da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que os estudantes possam desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social, a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam.

II. O segundo aspecto é composto de conceitos, teorias e mesmo das doutrinas que alimentam a identidade substantiva da Sociologia vista como disciplina científica. É neste celeiro teórico, especialmente o das teorias dos autores clássicos, que iremos buscar as ferramentas que auxiliam na formação de uma atitude de distanciamento cognitivo em relação ao mundo em que estamos imersos.

III. Há uma grande e significativa diferença entre o que as pessoas, grupos ou governos definem como problema social e o que os sociólogos chamam de problema sociológico.

Estão corretas as afirmativas:

Questão Anulada
O termo positivismo foi empregado por: