Filtrar


Questões por página:
No processo de socialização e interação entre crianças pequenas, é comum observarmos disputas por brinquedos ou até mesmo mordidas entre elas. Observe a seguinte situação:
As crianças estão brincando no tatame, com pecinhas de encaixar/montar, quando de repente ocorre a seguinte situação:
João, de dois anos e três meses de idade, estava fazendo suas tentativas de encaixe de uma peça com rodinhas em outra peça. Lucas, de dois anos de idade, interessou-se pela peça com forma de rodinhas, apanhou-a bruscamente de João. Logo após, João tentou resgatar a pecinha e mordeu seu colega. Em decorrência do ocorrido, houve um momento de muito choro na sala.
Se consideramos que as crianças estão em processo de aprendizagem com relação às regras de convivência, à socialização e à interação com outras crianças e adultos, assinale a alternativa CORRETA que representa uma atitude do “cuidar e educar” por parte da auxiliar de sala da Educação Infantil diante da situação narrada.
A interação social nas escolas desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor descreve a importância da interação entre os alunos na educação.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil destaca a importância da interação social no processo de aprendizagem infantil. Assinale a alternativa correta sobre a contribuição desse aspecto para o desenvolvimento das crianças.

A charge abaixo ilustra uma conversa entre dois profissionais, colegas de trabalho:

Imagem associada para resolução da questão

Se a resposta dada é o que o profissional realmente pensa, presume-se que ele possui:

Considerando-se as diversas concepções sobre o desenvolvimento da criança que influenciam a prática docente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Teoria Inatista. (2) Teoria Ambientalista. (3) Teoria Interacionista.
( ) Propõe que a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
( ) Valoriza sobretudo os fatores internos — biológicos.
( ) Valoriza a experiência. Por meio dela, a criança aprende a olhar as situações por diferentes perspectivas, considerando a resposta do outro, adulto ou criança, e, dessa forma, podendo ir em frente na busca por certos objetivos.
( ) Acredita que o meio é responsável pela formação do sujeito, sendo o adulto quem vai controlar tudo o que a criança deve aprender.