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A tabela abaixo é referente à composição de custo unitária para produção de concreto simples (m³), já relacionando os fatores de perda de cada um dos insumos devido às condições em que o trabalho é realizado.



Considerando os encargos sociais sobre a mão de obra (horista) de 125%, as perdas na composição unitária desse serviço representam, aproximadamente:
Existem várias ferramentas para auxiliar os profissionais em gestão de projetos e alinhamento de cronogramas, softwares, planilhas, aplicativos entre outros. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho que descreve um gráfico e diagrama muito conhecido e utilizado para gerenciamento de projetos. “O Gráfico de ___________ ou diagrama, é uma ferramenta visual utilizada para controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. Com ele, é possível listar tudo que precisa ser feito para colocar o projeto em prática, dividir em atividades e estimar o tempo necessário para executá-las. Como qualquer gráfico, esse gráfico é dividido em dois eixos, o vertical e o horizontal. O vertical contém as atividades que precisam ser feitas, e o horizontal mostra o tempo de início e de término de cada atividade. Relacionando os dois eixos podemos ver em quanto tempo o projeto será entregue e até mesmo quais atividades devem ser feitas primeiro.”
Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Como pode ser definido o cálculo do CUB propriamente dito?

Um órgão da administração pública lançou edital de licitação para a contratação de empresa para a execução de obra rodoviária, em pavimento rígido, no valor global estimado em R$ 30 milhões. Três empresas especializadas inscreveram-se na licitação, tendo apresentado as seguintes propostas de preço global:


empresa A: R$ 21 milhões;

empresa B: R$ 22 milhões;

empresa C: R$ 23 milhões.


As três empresas apresentaram toda a documentação exigida no edital e foram consideradas habilitadas a participar do certame. Após o julgamento das propostas e homologação do resultado da licitação, a empresa vencedora foi contratada pela administração para executar os serviços.



Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item seguinte, com base na legislação e normativos que disciplinam a fiscalização e controle de execução de obras e serviços rodoviários e respectivos editais de licitação e contratos.


Para fins de controle da execução do pavimento rígido da obra contratada, o ensaio para a determinação da consistência do concreto utilizado pelo abatimento do tronco de cone (slump test) é o mesmo realizado no concreto utilizado em estruturas de edificações.

Um órgão da administração pública lançou edital de licitação para a contratação de empresa para a execução de obra rodoviária, em pavimento rígido, no valor global estimado em R$ 30 milhões. Três empresas especializadas inscreveram-se na licitação, tendo apresentado as seguintes propostas de preço global:


empresa A: R$ 21 milhões;

empresa B: R$ 22 milhões;

empresa C: R$ 23 milhões.


As três empresas apresentaram toda a documentação exigida no edital e foram consideradas habilitadas a participar do certame. Após o julgamento das propostas e homologação do resultado da licitação, a empresa vencedora foi contratada pela administração para executar os serviços.



Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item seguinte, com base na legislação e normativos que disciplinam a fiscalização e controle de execução de obras e serviços rodoviários e respectivos editais de licitação e contratos.


Considere-se que, durante a execução dos serviços, o servidor da administração designado para fiscalizar a obra constate que a empresa tem 20 trabalhadores e que o refeitório instalado no canteiro de obras apresenta área de 18 m². Nessa situação, o servidor deve consignar no diário de obras a irregularidade nas dimensões da área de vivência.