Filtrar


Questões por página:
O tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani (C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Sobre o modo de transmissão e o período de incubação, analise as assertivas abaixo:
I. A infecção ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade na pele e de mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza). II. O período de incubação é curto: em média, de 3 a 10 dias, podendo variar de 5 a 15 dias. III. Quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico. IV. O período de incubação é compreendido entre o aparecimento do primeiro sinal ou sintoma até o primeiro espasmo muscular espontâneo.
Quais estão corretas?
Os testes antitreponêmicos são aplicados para efetuar levantamentos epidemiológicos ou diagnósticos contra
O controle de determinadas doenças transmissíveis é feito relacionando a sua cadeia epidemiológica e as suas formas de disseminação. Assinale a alternativa que apresenta uma doença com veiculação hídrica.
Sobre a leishmaniose visceral e o controle epidemiológico da doença, assinale a alternativa INCORRETA.
A esquistossomose, também conhecida popularmente como xistose, barriga d’água ou doença dos caramujos, é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento básico precário ou inexistente, causada pelo Schistosoma mansoni.O ser humano adquire tal infecção quando entra em contato com água doce contaminada por caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais que consistem na coleta de