Filtrar


Questões por página:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, representou um marco histórico para a Educação Especial no Brasil. Entre as medidas inovadoras e progressistas da LDB, qual delas se destacou por inaugurar um novo paradigma educacional, centrado na participação e no desenvolvimento individual de cada aluno, independentemente de suas características?
Com base no entendimento de que o paradigma da inclusão constitui princípio fundamental orientador da educação escolar contemporânea, assinale a alternativa que melhor descreve a educação inclusiva:
Pesquisadores contemporâneos indicam que as transformações esperadas na educação não serão responsabilidades apenas dos especialistas, no entanto estes serão os artífices da construção de um novo tempo na qualidade de mediadores, articuladores do processo educacional. Suas tarefas principais, além do conhecimento específico, podem ser vistas na trilogia:
Indique se os itens abaixo completam de forma verdadeira (V) ou falsa (F) a frase a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Estudos contemporâneos que afirmam que o compromisso dos especialistas em educação deve apontar na direção da superação da razão instrumental do seu fazer sinalizam que a simples presença dos especialistas na escola é (ou deveria ser) uma denúncia, um anúncio, um testemunho de que o trabalho escolar:
( ) vai além do trabalho de cada professor, individualmente considerado, e tem uma dimensão coletiva.
( ) vai além da sala de aula; ademais, não basta cada professor ter seu projeto de trabalho, pois há um projeto maior, que inclui o didático-pedagógico, mas que o ultrapassa (no que se refere a visão de pessoa, sociedade e educação).
( ) vai além da mera administração; deve estar voltado para as mudanças, para a reflexão crítica sobre a prática, tendo em vista seu aperfeiçoamento e a superação das contradições.
( ) não precisa ser realizado por intelectuais orgânicos.
( ) com os novos intelectuais (supervisores) deve focar o seu agir na eloquência, motor exterior dos afetos e das paixões, como um orador puro da técnica-trabalho.

As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.

Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?