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A abordagem curricular costuma separar os objetos de conhecimento e analisá-los a partir de um determinado campo de saber que passou a ser denominado disciplina. Essa divisão dos campos de saberes ocorre com o advento da ciência moderna, na tentativa de aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos da natureza. Assim, foram criadas a Física, a Química, a Biologia, a Geografia, etc. O processo educativo seguiu esse mesmo modelo. No entanto, nas últimas décadas, estudiosos têm chamado a atenção para a importância de uma abordagem que permita ao aluno entender o fenômeno de uma forma mais abrangente.


Esse novo tipo de abordagem, em que um fenômeno ou problema é tratado a partir de visões diversas é denominado

As pedagogias renovadoras, desde seus precursores, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam sempre na questão de como aprender, isto é, em teorias da aprendizagem, em sentido geral. Pautando-se na centralidade do educando, concebem a escola como
De acordo com as concepções pedagógicas, na pedagogia progressista percebe-se:
A pedagogia entendida como “teoria da educação, ” evidencia-se que se trata de uma teoria da prática educativa. É relevante considerar que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. O conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que tem sua base estrutural a partir e em função da prática educativa. Nesse sentido, a pedagogia como teoria da educação:
“[...] investiga os caminhos percorridos pela inteligência no processo de construção do conhecimento. Diferentes autores, adeptos dessa compreensão da ação educativa, atribuem maior ou menor influência à cultura, à personalidade, à afetividade, ao momento histórico e ao meio social no processo de aprendizagem. Essa característica os distingue, em seus aspectos teóricos e práticos. Nesse conjunto ainda são encontradas as bases teóricas das teorias construtivistas”. O texto acima refere se a: