Filtrar


Questões por página:
Veiga (2009) afirma que “para que a escola assuma sua função social e, ao mesmo tempo, enfrente seus desafios atuais, a educação de qualidade deve ser a meta fundamental a ser atingida”. No texto, a autora declara e defende que a reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora e que “o ponto de partida para a realização dessa tarefa é o empenho coletivo
Visualizar Questão Comentada
O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. A essência dos fenômenos grupais é a mesma em qualquer tipo de grupo, e o que determina óbvias diferenças entre os distintos grupos é a finalidade para a qual eles foram criados e compostos. Em relação à divisão dos grupos, a partir de sua finalidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Operativos. (2) Psicoterápicos.

( ) Englobam os seguintes quatro campos: ensinoaprendizagem, institucionais, comunitários e terapêuticos. ( ) Sua conceituação, sua divulgação e sua aplicação devem muito ao psicanalista Pichon Rivière. O autor construiu seu esquema conceitual considerando uma série de fatores, tanto conscientes quanto inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupal e que se manifestam nas três áreas: mente, corpo e mundo exterior. ( ) Destinam-se prioritariamente à aquisição de insight, notadamente, dos aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal ( ) A atividade do coordenador desse tipo de grupo deve ficar centralizada unicamente na proposta, sendo que somente nas situações em que os fatores inconscientes inter-relacionais ameaçarem a integração ou a evolução exitosa do grupo é que caberão eventuais intervenções de ordem interpretativa, por vezes dirigidas ao plano do inconsciente.
Visualizar Questão Comentada
O pensamento pedagógico moderno apresenta diferentes correntes teóricas que influenciam a prática escolar. O iluminismo, enquanto base da pedagogia moderna, fundamenta-se na ideia de uma educação que valoriza a (o):
Na teoria ambientalista, atribui-se, exclusivamente, ao ambiente a construção das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento. Esta teoria preocupa-se em explicar:
Visualizar Questão Comentada
Refere-se a um movimento pedagógico do final do século XIX e início do XX, que transformou a educação tradicional, priorizando a criatividade, a individualidade e a participação ativa do aluno. Influenciadores como John Dewey, Maria Montessori e Anísio Teixeira marcaram essa proposta, hoje referência na pedagogia moderna, com foco na formação integral e na autonomia: