Filtrar


Questões por página:
Como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica influenciam a prática pedagógica na educação infantil?
Visualizar Questão Comentada
Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentam uma concepção de avaliação que se aproximam de um modelo de aprendizagem processual, contínuo, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na:
I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens. II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor. III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes. IV. Promoção da aprendizagem dos alunos.
Considerando os itens acima, marque a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Assinale a alternativa que NÃO se configura como uma regra comum da organização da educação infantil.
Visualizar Questão Comentada