Filtrar


Questões por página:
Considerando-se a prevenção de acidentes e os primeiros socorros em caso de acidentes na Educação Infantil, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Em caso de queimaduras leves com pequenas bolhas, deve-se imediatamente rompê-las e colocar gelo sobre a área queimada.
( ) Se a criança cair e apresentar arranhões ou esfoliações superficiais na pele, deve-se lavar o local com água e sabonete e, depois, passar creme dental sobre o ferimento.
( ) Tesouras de ponta e estiletes não devem ser usados pelas crianças. Há tesouras sem ponta que podem ser usadas por elas.
( ) As crianças não devem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, evitando seu contato com facas e outros materiais cortantes, água fervente, fogo, etc.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento humano, e para a criança é a principal atividade, quando ela não está se dedicando às suas necessidades de sobrevivência, como repouso, alimentação, entre outras. Macedo (2006) apresenta cinco indicadores que permitem inferir a presença do lúdico nos processos de aprendizagem ou desenvolvimento e que favorecem na observação da dimensão lúdica nas atividades escolares. Assim sendo, a criança precisa apresentar algumas qualidades:

I. Ter prazer funcional.

II. Expressar-se de modo construtivo ou relacional.

III. Criar possibilidades ou dispor delas.

Quais estão corretas?

De acordo com os parâmetros nacionais de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, as áreas de desenvolvimento infantil altamente importantes, como controle emocional, habilidades sociais, linguagem e aritmética, alcançam seu auge nos primeiros três anos de vida da criança. Nesse sentido, a educação infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social, já que, nessa etapa inicial da vida, as crianças precisam de relacionamentos consistentes, estimulantes e interativos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNs) definidas na Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010, consideram no art.6º o educando como uma pessoa em formação na sua essência humana. Portanto, na educação básica é necessário considerar as dimensões do
Sobre a organização do espaço/ambiente em creches e pré-escolas, especificamente no que diz respeito à arquitetura das instituições de educação infantil, é correto afirmar que:
Sobre rotinas na educação infantil, Maria Carmem Silveira Barbosa (2006), no livro Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil diz que: