Filtrar


Questões por página:
Para Paulo Freire a avaliação é a mediação entre o ensino do professor, as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno. É o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender.
A partir da análise das assertivas relacione o conceito ao respectivo tipo de avaliação.
1 Formativa 2 Classificatória 3 Diagnóstica 4 Continuada
( ) hierarquiza, seleciona e classifica os alunos. A avaliação classificatória reforça o lado cruel da escola, pois, é uma ferramenta para aprovação ou reprovação. ( ) é contínua e se dá no dia a dia da sala de aula, permitindo que o professor faça intervenções privilegiando a aprendizagem dos alunos. Deste modo, é capaz de perceber o que o aluno pode fazer sozinho, de forma independente, e com a ajuda de outros colegas ou do professor. ( ) permite identificar as conquistas e os problemas dos alunos, auxiliando a escola a exercer sua função básica, que é ensinar e aprender promovendo o acesso ao conhecimento, transformando-se num recurso de diagnóstico para o professor. ( ) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.
A sequência correta é
Sobre o pensamento Freiriano, leia as assertivas abaixo e analise-as como Verdadeiras ou Falsas.
( ) Freire se alinhou ao determinismo e o positivismo científico, pela definição de sujeito a-histórico que apresentavam.
( ) Em 1980, Freire foi anistiado e retornou ao Brasil, que vivia, naquele momento, uma abertura política. A partir daí pôde reafirmar suas críticas à educação, por ele denominada “bancária”, numa perspectiva crítico dialógica.
( ) Para ele, o trabalho pedagógico traz sempre consigo uma dimensão política, se desenvolve dentro de condições determinadas entre as classes sociais numa dada sociedade, na dependência dos seus interesses.
( ) Afirmou que a educação não tem como meta formar o indivíduo como “pessoa humana”, mas como força de trabalho cada vez mais especializada, no intuito de ocorrer a verdadeira revolução das classes populares.
A sequência correta é
A abordagem libertadora da educação

I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire.
II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade.
III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente.

A sequência correta está na alternativa:
Paulo Freire fazia análises a partir de uma vertente de pensamento que buscava colocar a educação no topo das prioridades humanas. Na esteira do pensamento freiriano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dizia que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
( ) Acreditava na transmissão de conhecimento de forma hierárquica do professor para o aluno.
( ) Defendia uma educação emancipadora que leva o aluno a compreender e transformar o mundo ao seu redor.
Assinale, entre as alternativas, a que melhor descreve a concepção pedagógica de Paulo Freire.
Visualizar Questão Comentada