Filtrar


Questões por página:
De acordo com Paulo Freire (1996), em “Pedagogia da Autonomia”, pode-se afirmar que

Leia o trecho abaixo.


(...) As escolas não são espaços exclusivos para o puro aprender e para o puro ensinar. São locais nos quais se estabelecem vínculos e se criam expectativas e sentimentos. Ou seja, ensinar não pode ser constituído por um simples repassar ou transmitir conhecimentos. O próprio processo de conhecer exige percepção das relações com objetos e com pessoas.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa, p.13. São Paulo: Editora Paz e Terra,1996.


Esse pensamento educacional se vincula à ideia de uma escola

Paulo Freire inovou a prática e a teoria pedagógicas, tornando-se conhecido pela aceleração de processos de alfabetização, por meio do método que tinha como um dos seus eixos básicos as palavras geradoras. Segundo essa proposta:

A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente [...].” “Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.

O educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire numa introdução de AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE, faz considerações sobre o ato de estudar.


( ) Criticando uma educação sem espírito investigativo, sem atitude.

( ) Esclarecendo que devemos ter muita disciplina e uma visão tecnicista.

( ) Como uma atitude disciplinada a ser tomada diante do mundo.

( ) Criticando a falta de disciplina para alcançar objetivos.

( ) Incentivando uma educação mais mecanicista, estruturada e rígida


Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

Nas palavras de Paulo Freire (2003), a leitura é bem mais que decodificar palavras: é ler o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.