Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que

o processo ensino-aprendizagem ocorre exclusivamente pela transdisciplinaridade.

mostrar texto associado

Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que


a prática do ensinar se restringe à transferência de conhecimento do professor para o aluno, exigindo colaboração de ambos.

mostrar texto associado

Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que


o professor deve romper a distância que possa existir entre ele e o educando, facilitando o diálogo e estimular a prática do pensar.

"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996, p.24.

Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue o item que se segue.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.