Questões de Concurso
Filtrar
145 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 29
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Manuel - SP
Disciplina:
Pedagogia
Com relação a Paulo Freire:
I - A busca do tema gerador objetiva deixar claro o pensamento do homem sobre a realidade e sua ação sobre ela;
II - O diálogo implica numa relação horizontal de pessoa a pessoa, sobre alguma coisa e, nisto reside o conteúdo programático da educação.
I - A busca do tema gerador objetiva deixar claro o pensamento do homem sobre a realidade e sua ação sobre ela;
II - O diálogo implica numa relação horizontal de pessoa a pessoa, sobre alguma coisa e, nisto reside o conteúdo programático da educação.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Na proposta de alfabetização de Paulo Freire (1967), ele trata de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, palavras carregadas de significado, social, cultural, político e vivencial. Marque a (as) alternativa (as) que constituem a Pedagogia Paulo Freire e o seu método de alfabetização.
I alfabetização a partir de palavras ou temas geradores II alfabetização como tomada de consciência crítica III alfabetização centrada nas técnicas de ler e escrever IV alfabetização pautada numa filosofia da submissão e da domesticação a partir do diálogo entre alfabetizador e alfabetizando
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I alfabetização a partir de palavras ou temas geradores II alfabetização como tomada de consciência crítica III alfabetização centrada nas técnicas de ler e escrever IV alfabetização pautada numa filosofia da submissão e da domesticação a partir do diálogo entre alfabetizador e alfabetizando
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Quando Paulo Freire (1967) se insurge contra as lições que falam de Evas e Uvas a homens que às vezes conhecem poucas Evas e nunca comeram uvas, não está se insurgindo contra o método que, das palavras geradoras Eva e Uva, tira a família va-ve-vi-vo-vu, porque ele também propõe que das palavras geradoras tijolo ou favela se tirem as famílias ta-te-ti-to-tu, fa-fe-fi-fofu; está se insurgindo contra a distância entre Eva e uvas e a experiência existencial do alfabetizando, que empilha tijolos e mora em favela; está se insurgindo contra a alfabetização considerada apenas aquisição de uma técnica mecânica de codificação/decodificação, e não como um ato de reflexão, de criação, conscientização, libertação. De acordo com os esclarecimentos que Paulo Freire apresenta, marque a alternativa que representa o método de alfabetização defendido pelo autor.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Freire (2003) entende que ensinar não significa apenas transferir conhecimento e sim criar as possibilidades para a própria produção ou construção. Sobre ensinar, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir:
"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire,1989).
A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que:
"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire,1989).
A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que: