Questões de Concurso
Filtrar
145 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 29
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Disciplina:
Pedagogia
Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial.
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
Concurso:
Prefeitura de Rio Branco
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto a seguir.
“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. Mas o curioso é que o arquivado é o próprio homem, que perde assim seu poder de criar, se faz menos homem, é uma peça. O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação”
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra,30. ed. p.29- 30,2021.
Nessa narrativa de Paulo Freire, a educação é um ato político que traz inserida a visão de homem como um ser
Concurso:
Prefeitura de Arroio do Sal - RS
Disciplina:
Pedagogia
A Pedagogia Emancipadora, de Paulo Freire, tem como princípios norteadores os citados abaixo, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Pedagogia
Em relação ao pensamento educacional freireano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O diálogo depende da validade dos momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto de conhecimento.
( ) Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
( ) A capacidade de aprendizagem do aluno implica a sua habilidade de absorver pacientemente o conhecimento transmitido pelo educador.
( ) O diálogo depende da validade dos momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto de conhecimento.
( ) Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
( ) A capacidade de aprendizagem do aluno implica a sua habilidade de absorver pacientemente o conhecimento transmitido pelo educador.
Concurso:
Prefeitura de Água Boa - MT
Disciplina:
Pedagogia
Para Paulo Freire, um componente essencial para a educação comprometida com a construção de personalidades democráticas era o/a: