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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o conhecimento da língua inglesa deve possibilitar ao estudante o acesso ao conhecimento acerca de diferentes culturas e grupos sociais.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordam os conteúdos da Educação Física como uma expressão de produções culturais, como um conjunto de conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Essa proposta entende a Educação Física como uma expressão corporal baseada em regras e métodos.
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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessária a utilização da avaliação tanto para o aluno quanto para o professor, de modo que possam dimensionar os avanços e as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem.
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Segundo o Ministério da Educação, os temas transversais, adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, estão voltados para a compreensão e a construção da realidade social, dos direitos e das responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, bem como a afirmação do princípio da participação política.
“A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p.55)
Em relação a concepção de avaliação apresentada nos PCNs, analise as afirmativas baixo:
I. A avaliação acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. A avaliação das aprendizagens não pode ser relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.
III. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
Estão corretas as afirmativas: