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“A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história. Dessa forma, se produz linguagem tanto numa conversa de bar, entre amigos, quanto ao escrever uma lista de compras, ou ao redigir uma carta — diferentes práticas sociais das quais se pode participar”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília. p.22)
Sob essa perspectiva, em relação a língua e a linguagem, é incorreto afirmar:
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Os temas transversais devem estar presentes nos planejamentos e abordagens dadas às aulas de Língua Portuguesa, como propõem os PCNs do Ensino Fundamental.
Com base no documento norteador, julgue os temas transversais abaixo e as propostas de atividades dos itens, para o trabalho pedagógico do texto.
I. Ética: o professor pode abordar o fato da animalização do homem e os atributos que o diferem dos outros animais, como condição de dignidade humana.
II. Saúde: o professor pode abordar as condições sanitárias e de higiene para alimentação e a preservação da saúde.
III. Meio ambiente: o professor pode abordar a poluição que está presente nas cidades e fazem o pátio, lugar de vida comunitária, estar imundo e com detritos.
IV. Trabalho e consumo: o professor pode evidenciar a relação de consumo consciente dos produtos da vida diária, como a forma de produção que geram muito lixo.

Os itens que apresentam trabalhos transversais possíveis em relação ao poema, preconizados pelo PCNs são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam 4 pontos que fundamentam as perspectivas para a transversalidade, para que os temas transversais irem além da organização dos conteúdos.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses pontos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais adotados no ensino de Ciências Biológicas do 6º ao 9º ano, conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais enquadra-se diretamente
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os temas Transversais são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) os Temas Transversais compreendem as seguintes áreas: Assinale a alternativa CORRETA:
I. Ética II. Orientação Sexual, III. Meio Ambiente IV. Saúde V. Pluralidade Cultural VI. Trabalho e Consumo
Estão CORRETAS: