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O planejamento estratégico da integração vem da operacionalização do trabalho integrado, identificando formas pelas quais os itens de conteúdo podem articular-se aos temas transversais para o trabalho com as competências planejadas. É importante que o ensino integrado não fique limitado ao planejamento de atividades extracurriculares, mas que seja incorporado e que trabalhe com áreas de integração curricular. Nesse sentido, é importante considerar:

I. O professor e sua responsabilidade na direção do processo de ensino aprendizagem, refletida nos desafios e responsabilidades.

II. A prática pedagógica globalizadora como possibilidade de um trabalho integrado em sala de aula, planejando uma ação interdisciplinar de modo a superar a compartimentação dos conteúdos escolares.

III. A intensão educativa e a intervenção pedagógica como processos fechados e estáticos, decidindo e orientando as escolhas e decisões do professor.

IV. A criação de situações de aprendizagem significativas nas situações de ensino e aprendizagem para estabelecer critérios que ajudem definir o que são boas situações de aprendizagem e saber como desencadeá-las.

Estão corretos apenas os itens:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue o item subsecutivo.

A autonomia, como princípio didático geral que orienta as práticas pedagógicas, contribui para a construção, pelos alunos, dos conhecimentos relativos aos aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos de suas vidas.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue o item subsecutivo.

A avaliação é um processo de controle externo em que notas ou conceitos são atribuídos aos alunos para que estes possam monitorar seu desempenho.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue o item subsecutivo.

Nos PCN, a educação escolar é concebida como uma prática pela qual se promove a formação da cidadania mediante o ensino de conteúdos consonantes às questões sociais relacionadas ao presente, independentemente da sua relação com outros momentos históricos.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue o item subsecutivo.

A proposta de temas transversais deve se inserir na grade curricular comum por meio da criação de disciplinas específicas voltadas a atender as demandas da sociedade contemporânea, sobretudo as metas educativas relativas à formação da cidadania.