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Os PCNs apresentam orientações para uma avaliação formativa, em oposição à tradicional avaliação somativa. Pode-se dizer que em uma avaliação formativa:
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A questão da pluralidade cultural é abordada no PCN no sentido de reforçar uma posição:
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Segundo os PCNs, temas transversais têm um foco claro de interesse social e podem ser facilmente trazidos para a sala de aula via Língua Estrangeira. Levando isso em conta, considere os procedimentos:


I propor atividades que enfoquem as escolhas linguísticas que as pessoas fazem para agir no mundo social.

II fazer escolhas temáticas somente com base no tópico gramatical da aula, por exemplo, um texto sobre a escova de dente, que pode repetido inúmeras vezes.

III submeter textos orais e escritos a sete perguntas: quem escreveu/falou, sobre o que, para quem, para que, quando, de que forma, onde?

IV abordar questões relacionadas aos direitos humanos, à organização política das minorias étnicas, à raça/racismo, a papéis de gênero e a outras questões éticas.


São exemplos bem-sucedidos de procedimentos pedagógicos úteis somente:

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Para viabilizar a abordagem dos temas centrais e transversais, é preciso entender a natureza sociointeracional da linguagem e do processo de aprendizado. Segundo os PCNs, isso significa entender o processo de construção de significados de natureza sociointeracional como moldado pela articulação de três tipos de conhecimento:
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Os PCNs definem como seus temas centrais: