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Como especialização do trabalho coletivo, o Serviço Social é uma profissão com atribuições e objetivos específicos, atuando no âmbito político e ideológico e intervindo, por meio das políticas sociais, nas condições de vida dos sujeitos que atende. Comprometida com a defesa dos direitos humanos e da democracia, tem por objeto interventivo as múltiplas expressões da questão social. Sua formação e exercício profissional são perpassados por uma historicidade que, analisada e problematizada, deve pautar sua intervenção, sem perder de vista a articulação com a totalidade social fundamentada
Em que pese a unidade que deve existir entre teoria e prática, é preciso compreender que unidade não é sinônimo de identidade. Unidade é um vínculo intenso e profundo entre diferentes, portanto, apesar de formarem uma unidade, teoria e prática possuem, cada qual, suas especificidades. Nessa perspectiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A teoria decorre da prática imediata, seja como fato, comportamento ou uma dada ação. ( ) Teoria é a reprodução ideal do movimento real do objeto considerado produto inscrito na realidade. ( ) O produto teórico, por excelência, é uma reprodução ideal de um processo real. ( ) A teoria pode comportar relativa autonomia ante a prática.
Assinale a sequência correta.
Para se penetrar no mundo das coisas, para se entender, analisar e interpretar a realidade na sua riqueza complexa e na sua totalidade concreta, tem que se desenvolver um esforço intelectivo capaz de apreender a sua essência e mediaticidade. Essa afirmação significa que
De acordo com Lessa (2007), para analisar a atuação profissional do assistente social como práxis social, é necessário entender o trabalho em seu sentido concreto e abstrato, considerando os processos históricos, enfocando as alterações na produção e reprodução das relações capitalistas que determinam mudanças nas condições e relações de trabalho. Nesse sentido, de acordo com a concepção do autor acima referido, é CORRETO afirmar:
A ação do sujeito social sobre uma realidade (instituição, por exemplo) tende a selecionar alguns momentos que são considerados essenciais. O sujeito separa o essencial do acessório (secundário), para atingir determinados objetivos. Aqui o pensamento do sujeito faz recortes na realidade, debruça-se sobre ela, estuda-a, avalia-a, arrisca-se a explicá-la através de conceitos que conhece, busca novos conceitos para tal e organiza respostas à realidade com base nos estudos realizados. Não obstante, no nosso dia a dia estamos sempre trabalhando com totalidades, mais ou menos amplas e complexas. Assim, podemos afirmar que: