Filtrar


Questões por página:
Sobre o enfoque misto na investigação social, assinale a alternativa INCORRETA.
No texto “A atitude investigativa no trabalho do assistente social” (2010), de Cristina Kologeski Fraga, vê-se que consiste numa atitude voltada para a solução de problemas imediatos, sem pensar e refletir sobre as consequências teóricas e históricas dessa ação imediata, o(a):
Analise as assertivas abaixo, extraídas do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social” (2015), de Carlos Antonio de Souza Moraes, e assinale a alternativa correta.

I. As principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”, priorizando requisições e interesses institucionais. II. A educação configura-se como estratégia de manutenção da hegemonia do capital, frente à crise de acumulação, e, como política e como direito social, suas medidas têm sido cada vez mais regressivas, sendo ofertada de maneira minimalista para aumentar timidamente os salários e dinamizar o mercado de consumo. III. Ao investigar, sistematizar e produzir dados comprometidos com a realidade e com o projeto de profissão, o assistente social passa a ter a possibilidade de objetivar sua prática profissional e alimentar práticas profissionais comprometidas com processos emancipatórios.
Sobre a dimensão investigativa no exercício profissional, é correto afirmar que:
Possibilita identificar e problematizar as condições do exercício profissional das(os) assistentes sociais; selecionar, caracterizar e classificar os fenômenos sociais existentes; e indicar a necessidade de elaboração de projeto de intervenção e as lacunas no conhecimento para resolver determinados problemas. Está se tratando de um processo identificado como