Filtrar


Questões por página:
O movimento da realidade sócio-histórica, ao reproduzir-se altera diversos aspectos da vida social e, ao fazê-lo, incide também sob as demandas institucionais e socioprofissionais postas ao Serviço Social. São cada vez mais diversificadas as refrações da “questão social” e suas complexas relações na medida em que se universalizam aspectos de barbarização da vida social em função da crise na qual o capital está imerso nas últimas décadas. Portanto podemos afirmar que:
I. são cada vez mais frágeis as bases universais das políticas sociais brasileiras em face dessa massificação da “questão social”. II. a implementação das políticas sociais brasileiras nesse contexto assume, muitas vezes, para os profissionais nela envolvidos a forma da “frustração” ou da “ausência de resultados”. III. a pesquisa é um recurso privilegiado para o enfrentamento desse quadro já que as alternativas e propostas de intervenção são tão mais eficientes quanto mais próxima estejam da realidade que a demandou. IV. a formação profissional do Assistente Social necessita contemplar a aquisição de habilidades apenas no terreno técnico-operativo para demandar ações interventivas eficazes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Para Gil (2010), toda pesquisa tem seus objetivos, que costumam, naturalmente, ser diferentes dos objetivos de qualquer outra. Entretanto, em relação aos objetivos mais gerais, as pesquisas podem ser classificadas em três tipos. Assim sendo, assinale a alternativa que contém CORRETAMENTE, os três tipos de pesquisa, segundo seus objetivos mais gerais.
Segundo Lakatos e Marconi (1991), ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. Quanto a esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação à pesquisa, a postura interdisciplinar se impõe em decorrência da própria condição de complexidade de todos os objetos de nossa experiência. A construção do conhecimento, objetivo intrínseco da investigação científica, pressupõe levar em conta a inserção de cada objeto numa totalidade, ou seja:

I- Ele é sempre parte de um todo e não pode ser adequadamente compreendido se isolado dessa rede de relações.

II- Para se apreender o objeto, o olhar objetivo do pesquisador precisa ser absolutamente fragmentado e especializado, precisa ser interdisciplinar.

III- Vincular o objeto ao processo de conhecimento, tanto em sua perspectiva de processo como de produto.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA:
São os objetivos e fins da pesquisa que determinam quais e que tipos de informações documentais convém reunir. Neste sentido, o critério fundamental para um levantamento consistente dos documentos relevantes e para a seleção das informações fontais disponíveis, é: