Filtrar


Questões por página:
O caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais do assistente social. Entretanto, não se pode confundir a pesquisa com a sistematização de dados. A pesquisa para o Serviço Social possibilita desenvolver três níveis de competências profissionais:
mostrar texto associado
O processo de investigação social compõe o conjunto de práticas profissionais do assistente social e é essencial para o processo de aperfeiçoamento e valorização da ação desse profissional na construção de novas formas de relações sociais.
mostrar texto associado
No âmbito do serviço social, há um distanciamento entre as dimensões investigativa e interventiva, reflexo do distanciamento entre a teoria e prática, vivenciada tanto no processo de formação profissional quanto na ação do assistente social.
mostrar texto associado
O profissional deve contextualizar o fenômeno em estudo, entendendo-o em suas interações e retroalimentações e considerando-o como parte de um sistema interconectado com outros sistemas.
mostrar texto associado
No processo de planejamento de pesquisa, entre os procedimentos básicos, encontra-se a formulação do problema e construção de hipótese, tendo esta a finalidade de responder ao problema proposto.