Filtrar


Questões por página:
Na História do Serviço Social a atitude investigativa está presente desde muito cedo. Entretanto, um maior impulso no que diz respeito à sistematicidade da pesquisa e à produção de conhecimento adveio somente a partir dos anos 80/90, com a expansão da pós-graduação na profissão, provocando a maturidade profissional do Serviço Social (Netto, 1996). O processo de produção de conhecimentos, no Serviço Social, possui um grande potencial de:
A avaliação de programas e políticas sociais necessita da utilização de métodos que possam atender à complexidade de seus objetivos. Nesta linha é certo afirmar:

I. Há necessidade de utilização de abordagens que considerem as variáveis situacionais complexas existentes em um contexto social e sua interferência na implementação, execução e nos resultados.
II. É mais fundamental, neste modo de avaliação, conhecer os resultados líquidos da ação, ou seja, os resultados estritamente imputáveis à intervenção programada.
III. Na pesquisa qualitativa o pesquisador estabelece um processo interativo com os atores envolvidos, incluindo a população usuária das políticas sociais.

Está correto o que se afirma em
A realização de pesquisas pelos assistentes sociais amplia o leque de possibilidades e valoriza a dimensão crítica e investigativa que pauta o exercício profissional, segundo o Projeto Ético e Político do Serviço Social.

Nesse caso, as atividades de pesquisa estariam voltadas para.
No âmbito do poder judiciário, a atuação do Assistente Social se dá de forma a auxiliar os processos de decisão. Nesse espaço ocupacional têm prevalecido as atribuições relacionadas à:
A pesquisa social é o processo que permite a obtenção de novos conhecimentos acerca da realidade social e de seus sujeitos. Dentre as etapas desse processo, o momento da análise consiste em: