Filtrar


Questões por página:

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


Desde a década de 1960, Lauro de Oliveira Lima se voltou para os estudos piagetianos e passou a denominar sua visão pedagógico-didática de “método psicogenético”, tornando-se um dos principais divulgadores de Piaget nas escolas brasileiras.

Conforme mostra Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), nenhuma aprendizagem consiste apenas em aquisições extraídas da experiência física, mas supõe a intervenção de instrumentos lógicos. Para a posição interacionista, a intervenção necessária do sujeito e dos objetos em qualquer aprendizagem é modulada por fatores internos de:
A compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento da aprendizagem são essências para definir as melhores estratégias de ensino. Segundo Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), há, classicamente, três fatores que são imprescindíveis para o desenvolvimento. São eles:
Considerando o processo de construção do conhecimento científico pela criança, segundo a visão do pensador e biólogo Jean Piaget, é certo que:
Jeam Piaget, afirma que o saber experimentar será desenvolvido pelos alunos, mas exige deles o pensamento formal que é necessário para antecipar hipoteticamente resultados, próprios do plano mental. De acordo com o pensamento de Jeam Piaget, o desenvolvimento formal ocorre: