Filtrar


Questões por página:
João, professor de Educação Física do sétimo ano, está planejando suas aulas para o ensino da modalidade Futsal, porém está em dúvida sobre orientar seu ensino pelo método global-funcional (método do todo) ou pelo método das analítico sintético (método das partes). Tendo em vista as características destes dois métodos de ensino em Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. O método analítico-sintético tem seu desenvolvimento marcado pela repetição de movimentos, onde a técnica é trabalhada distante da tática.
II. O método global funcional tem com estratégia para o seu desenvolvimento o jogo, elemento essencial ao desenvolvimento por parte do aluno da resolução de problemas.
III. O método analítico sintético tem como ênfase em seu desenvolvimento a estratégia dos exercícios, associados a pequenos e grandes jogos.
IV. O método global-funcional possui uma forte relação com o desenvolvimento da técnica esportiva deixando em segundo plano o desenvolvimento da tática esportiva.
Estão corretas as afirmativas:
O debate sobre as diferenças atravessa toda a Educação Básica. Nesse sentido, a respeito da perspectiva do currículo cultural sobre o trato das diferenças nas aulas de Educação Física, Neira (2011) ressalta que:
A busca por uma Educação Física emancipatória é um caminho que requer compreensão, por parte do docente, das perspectivas teóricas que constroem a referida área. Assim, para Kunz (2006), emancipação é:
Para compreender a questão da avaliação da Educação Física escolar, o Coletivo de Autores (2012) ressalta que:
A construção do projeto político pedagógico é elemento central no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o Coletivo de Autores (2012) assinala que as definições que o docente possui a respeito do projeto político pedagógico orientam a sua prática em sala de aula no que diz respeito à: