Questões de Concurso
Filtrar
                
                  105 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 13 de 21                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Analise as afirmativas a seguir acerca da Educação Física e sua inserção junto a área das linguagens. 
I. A Educação Física escolar, no contexto da área das Linguagens, configura-se como relevante para o processo de formação e desenvolvimento integral dos estudantes, durante o ensino fundamental, oferecendo possibilidades enriquecedoras
PORQUE,
II. ao buscar a ampliação cultural do potencial dos escolares de intervirem em suas realidades proporciona aos mesmos uma maior capacidade se adaptarem à realidade social, por meio da pluralidade das práticas corporais sistematizadas e das representações sociais.
 
Assinale a alternativa correta.
    I. A Educação Física escolar, no contexto da área das Linguagens, configura-se como relevante para o processo de formação e desenvolvimento integral dos estudantes, durante o ensino fundamental, oferecendo possibilidades enriquecedoras
PORQUE,
II. ao buscar a ampliação cultural do potencial dos escolares de intervirem em suas realidades proporciona aos mesmos uma maior capacidade se adaptarem à realidade social, por meio da pluralidade das práticas corporais sistematizadas e das representações sociais.
Assinale a alternativa correta.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir.  
 
I. Ao final do período letivo o professor João de Educação Física faz uma avaliação para verificar a evolução dos seus alunos em relação ao temas trabalhados. II. Ao iniciar o processo de ensino de uma modalidade de dança o professor João de Educação Física faz um levantamento do que seus alunos já sabem sobre este tema. III. A longo do processo de ensino o professor João de Educação Física realiza atividades avaliativas com vista a verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem e havendo necessidade, readequá-lo.
 
Os tipos de avaliação apresentados nas afirmativas I, II e III respectivamente são:
    I. Ao final do período letivo o professor João de Educação Física faz uma avaliação para verificar a evolução dos seus alunos em relação ao temas trabalhados. II. Ao iniciar o processo de ensino de uma modalidade de dança o professor João de Educação Física faz um levantamento do que seus alunos já sabem sobre este tema. III. A longo do processo de ensino o professor João de Educação Física realiza atividades avaliativas com vista a verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem e havendo necessidade, readequá-lo.
Os tipos de avaliação apresentados nas afirmativas I, II e III respectivamente são:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Analise as afirmativas acerca das abordagens pedagógicas da Educação Física escolar brasileira surgidas a partir do final da década de 1970. 
I. Nesta abordagem o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e motores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização. II. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo desenvolvido pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. III. Nesta concepção a aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras. IV. Nesta concepção de Educação Física, a mesma passa a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, a Educação Física estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, minimizando as desigualdades sociais.
 
As afirmativas na ordem de I a IV relacionam-se, respectivamente, a quais abordagens da Educação Física escolar.
    I. Nesta abordagem o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e motores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização. II. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo desenvolvido pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. III. Nesta concepção a aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras. IV. Nesta concepção de Educação Física, a mesma passa a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, a Educação Física estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, minimizando as desigualdades sociais.
As afirmativas na ordem de I a IV relacionam-se, respectivamente, a quais abordagens da Educação Física escolar.
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             O ensino do esporte já foi o conteúdo hegemônico estudado em aulas de Educação Física, e ainda exerce essa hegemonia em muitas escolas brasileiras. Apesar dessa presença marcante, o fenômeno da esportivização das aulas de Educação Física escolar sofre algumas críticas. Assinale a alternativa que, de acordo com Merida e Merida (In: Silva,2013), expressa essas críticas. 
    
                Concurso:
                Prefeitura de Feira de Santana - BA
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             As concepções de avaliação dependem das concepções mais gerais de escola,  didática, metodologia de ensino e aprendizagem. Sobre essas concepções de avaliação em Educação Física,  assinale a alternativa correta.  
    