Filtrar


Questões por página:
Leia o texto abaixo e analise as afirmativas a seguir. Ao estabelecer-se o plano de ensino do componente curricular Educação Física, com seus conteúdos, metodologias e instrumentos de avaliação, deve-se considerar entre outros aspectos, os diferentes contextos em que as crianças e os adolescentes vivem e no qual a comunidade escolar encontra-se inserida. Tendo em vista os aspectos anteriormente referidos e a busca do desenvolvimento de uma formação de caráter emancipatório e autoral por parte dos alunos, a prática pedagógica deve:

I. Partir do cotidiano do aluno, trabalhando a partir do conhecido, as possibilidades de aprendizagem da cultura corporal.
II. Guiar-se pelo desenvolvimento de competências técnicas, vinculadas à educação de resultados, seguindo rigorosamente o estabelecido pelo professor.
III. Vincular-se ao contexto histórico e social de cada conteúdo e as possibilidades expressivas, críticas e criativas.
IV. Buscar a aquisição e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao desempenho atlético.

Estão corretas as afirmativas:
A avaliação se constitui em um essencial elemento associado ao desenvolvimento processo ensino-aprendizagem sendo que por meio do qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático, ou afetivo social. Analise as afirmativas acerca dos momentos e funções que cumprem a avaliação junto ao processo educacional:

I. Avaliação Formativa: desenvolvida ao longo do processo, tem por objetivo verificar se o aluno está internalizando os conteúdos de cada momento do processo ensino-aprendizagem permitindo se necessário a reestruturação do mesmo.
II. Avaliação Somativa: é um bom recurso para o início do processo letivo, permite ao professor conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai ser desenvolvido.
III. Avaliação Diagnóstica: realizada no final do processo, permite verificar o nível de consecução dos objetivos previstos para aquela etapa do programa de ensino.

Estão corretas as afirmativas:
Historicamente, a avaliação proposta pela maioria dos professores nas aulas de Educação Física (EF) tem enfatizado o rendimento, ou seja, a medição do desempenho das capacidades físicas e habilidades motoras dos alunos, de caráter muito mais objetivo e quantitativo. O profissional de EF deve considerar que
mostrar texto associado

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.


O futebol faz parte dos conteúdos da educação física escolar e integra os conhecimentos da cultura corporal.

mostrar texto associado

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.


Os determinantes sociais da saúde são elementos preponderantes para compreender a produção de saúde das coletividades