Questões de Concurso
Filtrar
96 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Educação Física
No cenário histórico da Educação Física, Jogos e Brincadeiras, de uma forma ou de outra, sempre estiveram presentes nas suas aulas. Mas esta presença esteve ligada quase que exclusivamente ao praticar esses jogos. Hoje, é fundamental que eles sejam tratados nas diferentes dimensões do conteúdo que estão destacadas na coluna da esquerda. Associe essas dimensões às habilidades citadas na 2ª coluna:
1 Dimensão Conceitual Entender o jogo na perspectiva do lazer e da qualidade de vida 2 Dimensão Atitudinal Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras 3 Dimensão Procedimental Identificar valores éticos nos jogos e brincadeiras Conhecer Jogos e brincadeiras de outros tempos
RE)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 Dimensão Conceitual Entender o jogo na perspectiva do lazer e da qualidade de vida 2 Dimensão Atitudinal Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras 3 Dimensão Procedimental Identificar valores éticos nos jogos e brincadeiras Conhecer Jogos e brincadeiras de outros tempos
RE)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Disciplina:
Educação Física
Dos exemplos de aula abaixo, assinale a alternativa que seja um exemplo da abordagem na perspectiva desenvolvimentista:
Disciplina:
Educação Física
Dos exemplos de aula abaixo, assinale a alternativa que seja um exemplo da abordagem na perspectiva da psicomotricidade:
Disciplina:
Educação Física
Considerando a contribuição de Henri Wallon (1879-1960) para a educação, Mahoney, in Placco, tendo por referência que a identidade única do aluno resulta da configuração que se estabelece a cada instante entre seus conjuntos motores, afetivos e cognitivos, significa entender que toda e qualquer atividade escolar envolve os três conjuntos e qualquer planejamento precisa responder a:
Disciplina:
Educação Física
O modelo esportivista sofreu muitas críticas nos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 1980, embora esta concepção ainda esteja bastante presente na sociedade e na escola. Também é verdade que, em alguns casos, a crítica excessiva ao esporte de rendimento voltou-se para o outro extremo, ou seja, assistimos ao desenvolvimento de um modelo em que os alunos decidem o que farão na aula, escolhendo o jogo e a forma como querem praticá-lo. O papel do professor se restringe a oferecer uma bola e marcar o tempo, assim ele praticamente não intervém.
(Darido,2003.)
Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Darido,2003.)
Considerando o procedimento avaliativo presente na perspectiva esportivista ao longo dos anos nas aulas de educação física nas escolas, assinale a afirmativa INCORRETA.