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Concurso:
Prefeitura de Nova Itaberaba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Como um professor de educação especial pode colaborar com os pais e outros profissionais para desenvolver um Plano Educacional Individualizado (PEI) eficaz?
O Currículo da Rede Estadual Paranaense (Crep) tem como objetivo complementar e reorganizar o Referencial Curricular do Paraná, abordando as principais necessidades e características da nossa rede de ensino à luz da BNCC. Nele, são elencadas sugestões e orientações adequadas a nossa realidade regional, que devem servir como base para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a trajetória dos estudantes nesta etapa de formação correspondente ao nível fundamental II – e para que esses possam atuar em sociedade, agindo, crítica e responsavelmente, frente aos desafios do mundo contemporâneo. O Crep, dessa forma, apresenta-se como instrumento de trabalho que objetiva orientar a construção das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs), dos Planos de Trabalho Docente (PTDs) e dos planos de aula. No contexto do Crep, os objetivos de aprendizagem:
I. São definidos pela BNCC, onde são expressos em dez competências gerais que orientam o desenvolvimento escolar dos estudantes em todas as fases da Educação Básica. II. São o ponto de partida para o planejamento docente, orientando a seleção de conteúdos, metodologias, recursos e instrumentos de avaliação. III. São sugestões complementares ao conteúdo programático, podendo ser adaptados livremente pelo professor de acordo com a sua realidade e os interesses dos estudantes. IV. São flexíveis e podem ser modificados pelos professores durante o processo de ensino, adaptando-se às necessidades dos estudantes.
Está correto o que se afirma apenas em
I. São definidos pela BNCC, onde são expressos em dez competências gerais que orientam o desenvolvimento escolar dos estudantes em todas as fases da Educação Básica. II. São o ponto de partida para o planejamento docente, orientando a seleção de conteúdos, metodologias, recursos e instrumentos de avaliação. III. São sugestões complementares ao conteúdo programático, podendo ser adaptados livremente pelo professor de acordo com a sua realidade e os interesses dos estudantes. IV. São flexíveis e podem ser modificados pelos professores durante o processo de ensino, adaptando-se às necessidades dos estudantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Concurso:
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento escolar, por si só, não garante o processo de ensino e aprendizagem. A prática, o acúmulo de experiência docente e a formação continuada fazem do planejamento um momento de reflexão madura e de avaliação da própria atuação. Além disso, o planejamento deve ser pensado de forma integrada, considerando as diferentes dimensões do processo educativo. Com esse embasamento, percebe-se que o planejamento escolar:
I. Terá todos os seus elementos, objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, independentes entre si, contribuindo para sua efetividade.
II. Será norte para as ações do professor, mas, ao mesmo tempo, flexível para se adaptar às necessidades e mudanças que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem.
III. Será revisto ao final cada ano letivo, considerando as necessidades de continuidade e permanência do planejado enquanto o ano letivo estiver sendo efetivado, evitando rupturas e descontinuidade.
IV. Contemplará atividades e conteúdos organizados de forma que um leve ao outro.
V. Estará alinhado com a realidade da sala de aula e com os objetivos educacionais, favorecendo propostas vagas ou genéricas.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Terá todos os seus elementos, objetivos, conteúdos, métodos e avaliação, independentes entre si, contribuindo para sua efetividade.
II. Será norte para as ações do professor, mas, ao mesmo tempo, flexível para se adaptar às necessidades e mudanças que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem.
III. Será revisto ao final cada ano letivo, considerando as necessidades de continuidade e permanência do planejado enquanto o ano letivo estiver sendo efetivado, evitando rupturas e descontinuidade.
IV. Contemplará atividades e conteúdos organizados de forma que um leve ao outro.
V. Estará alinhado com a realidade da sala de aula e com os objetivos educacionais, favorecendo propostas vagas ou genéricas.
Está correto o que se afirma apenas em
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Pedagogia
O Planejamento de Ensino é uma etapa fundamental no processo educativo, pois organiza as ações do professor e orienta o processo de ensino-aprendizagem. Sobre o Planejamento de Ensino, assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Pedagogia
Quais são as práticas pedagógicas que contribuem significativamente para a escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes regulares?