Filtrar


Questões por página:
Como método de ensino, a exposição lógica da matéria continua sendo um procedimento necessário, desde que o professor consiga mobilizar a atividade interna do aluno de concentrar-se e de pensar, e a combine com outros procedimentos, como o trabalho independente, a conversação e o trabalho em grupo. Entre as formas de exposição, segundo Libâneo (2013), a ____________ é uma forma de apresentação gráfica de fatos e fenômenos da realidade, por meio de gráficos, mapas, esquemas, gravuras etc., a partir dos quais o professor enriquece a explicação da matéria.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
mostrar texto associado
Em relação ao plano de aula do docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação deverá ser realizada somente no final de cada aula, podendo ser informal para fins diagnósticos ou formal para atribuição de notas. ( ) Deve se considerar a objetividade, ou seja, a correspondência do plano com a realidade à que vai aplicar. Deve haver coerência entre os objetivos gerais e os específicos, conteúdos, métodos e avaliação. ( ) Os objetivos gerais se referem ao que o professor espera da assimilação de conhecimentos e habilidades (fatos; conceitos; ideias; relações; técnicas de estudo etc.) e que irá discriminar a forma como que o professor pode avaliar. ( ) O desenvolvimento metodológico irá detalhar a preparação e a introdução do assunto, desenvolvimento, sistematização e aplicação – métodos com que o professor irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos. ( ) É um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente; possui uma ordem sequencial e progressiva. Deve ter flexibilidade, pois, no decorrer das aulas, o plano irá, obrigatoriamente, passando por adaptações em função das situações específica de cada classe.
A sequência está correta em

O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro.’’


Considere:


I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.

II. definição dos pontos de chegada.

III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.

IV. construção das orientações normativas.

V. são os passos a dar na caminhada.


No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento” (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora,2014).


A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

Zilda é Supervisora de Ensino de uma Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo. Foi consultada pela equipe de direção e coordenação de uma das escolas de seu setor sobre como definir o referencial teórico-prático de monitoramento, observação e gestão da sala de aula e de processos de intervenção pedagógica na escola. Zilda orientou a equipe a examinar, em Vasconcellos (2012) os capítulos sobre o Projeto de Ensino-aprendizagem, explorando os temas da elaboração conjunta do planejamento para a discussão daquele referencial e observando que, ao tratar do Projeto didático, não se deve esquecer o da escola, em seu conjunto. Dentre as várias condições objetivas para o trabalho do educador, indicadas por Vasconcellos, destaca-se, por ser fundamento básico para uma prática transformadora: