Filtrar


Questões por página:
O planejamento e a avaliação educacional são processos fundamentais para a organização e a efetividade da prática pedagógica. De acordo com o estabelecido pela LDBEN e os parâmetros educacionais brasileiros, em relação aos conceitos, tipos e instrumentos de planejamento e avaliação educacional, analise as assertivas abaixo:

I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.

Quais estão corretas?
De acordo com os principais objetivos e diretrizes do planejamento educacional, como o planejamento pode influenciar a qualidade do ensino e promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz, considerando a necessidade do contexto escolar e a diversidade dos alunos?
Imbernón (2024) quando trata da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor universitário ao discorrer sobre reflexão crítica e pesquisa, explica que “Se o sistema estiver aprimorando todo esse processo de profissionalização, é possível que a inovação esteja presente no processo educacional, além da produção acadêmica e das grandes pesquisas universitárias, não apenas pelas mudanças originadas nele, mas também pela importância dos elementos que geram a mudança.” Completando o pensamento do autor, temos que compreender que o aprimoramento da formação do professor universitário é um “processo de pesquisa no qual todos os componentes envolvidos no processo educacional se engajam.”
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez.2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
A adoção de um manual e de outros materiais didáticos para o processo ensino-aprendizagem da Geografia deve se pautar pela escolha daqueles materiais que:
A questão “Por que planejar?” parece ter resposta óbvia; planeja-se porque “não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde navega”. Na prática, no entanto a questão do planejamento no contexto escolar não parece ter a importância que deveria ter. Há quem pense que tudo já está planejado nos livrostexto ou nos materiais adotados como apoio ao professor. Há, ainda, quem pense que sua experiência como professora seja suficiente para ministrar suas aulas com eficiência. (MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.p.100.)
Sobre os “Tipos de Planejamento”, analise as informações I e II. Após análise, marque a alternativa com os “Tipos de Planejamento” caracterizados correta e respectivamente pelos dados de I e II.
I. Este tipo de Planejamento é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais. (VASCONCELOS,2000. P.95.)
II. É o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos. (PADILHA, 2001)