Filtrar


Questões por página:
Leia o relato a seguir, escrito por um professor de Educação Física do ensino médio que, durante a pandemia e o ensino remoto emergencial, refletiu sobre sua prática pedagógica.

As possibilidades de atuação pedagógica com os saberes e fazeres do corpo em movimento são inúmeras na Educação Física escolar. No entanto, com a realidade da pandemia do Covid-19 e, consequentemente, com a adoção das medidas de controle e combate a partir do distanciamento social, muitos saberes e fazeres necessitaram de readequação, assim, a realidade escolar precisou aderir ao ensino remoto e, junto a esse, novas formas de ensinar e aprender também necessitaram ser construídas.

Fonte: Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira. Possibilidades e diálogos no ensino remoto: Olimpíadas, Paralimpíadas e Cultura de Movimento. In: Educação Física e multiplicidade de conhecimentos: implicações na cultura de movimento, saúde, lazer e educação profissional,2023, p.137. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2292. Acesso em: 28 mai.2025.

Considerando a situação relatada e suas implicações para o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física atuantes no ensino médio no contexto das escolas públicas brasileiras, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
O planejamento participativo possibilita que os estudantes ampliem seu envolvimento com o processo de aprendizagem. Essa estratégia metodológica pode ser utilizada na Educação Física para
A prática educativa, enquanto intencional e sistemática, precisa ser organizada previamente, o que se concretiza através do planejamento. Em virtude da complexidade dessa prática, o planejamento apresenta níveis de abrangência que proporcionam a articulação necessária ao trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Assim, considerando essa articulação, a partir do nível mais abrangente até o que é construído e utilizado pelos professores, o planejamento tem como encadeamento:
Os objetivos de ensino orientam o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. A seguir, encontram-se algumas caraterísticas dos objetivos apontadas pelo educador Marcos Tarciso Masetto (1997):

I- Realismo é a característica do objetivo que aponta verdadeiramente as necessidades, carências e expectativas do aprendiz e da comunidade em seu processo histórico.
II- Os objetivos específicos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo.
III- Viabilidade é uma característica indesejável em um objetivo.

Está CORRETO o que se afirma em:
O planejamento da escola segue uma metodologia que denota a visão de poder subjacente às práticas educativas. No modelo de planejamento participativo: